
O Rio Grande do Sul se prepara para sediar um dos principais encontros sobre o futuro da alimentação. Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Encantado recebe a segunda edição do FoodTech Summit, evento que promove dois dias de imersão em conexões, conhecimento e oportunidades de negócios para o ecossistema de alimentos, inovação e tecnologia. A iniciativa é uma realização do Sebrae RS, por meio do projeto FoodTech RS, que visa transformar o estado em uma referência nacional no segmento.
O Summit foi estruturado para atender desde empresas tradicionais do setor alimentício até foodtechs (startups da cadeia de alimentação), investidores, pesquisadores e reguladores. A programação inclui visitas técnicas a empresas da região, palestras sobre mercado, captação de investimentos e regulação de produtos, além de um momento de confraternização durante um sunset no Boulevard Encantado.
A gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein, destaca a importância do evento para a consolidação da estratégia estadual. “O FoodTech Summit 2025 é mais do que um evento, é a materialização de um ecossistema que estamos contribuindo com a estruturação, para posicionar o Rio Grande do Sul na vanguarda da tecnologia aplicada aos alimentos. Nosso objetivo é conectar os diferentes atores dessa cadeia, fomentando a competitividade e acelerando negócios inovadores que possam ganhar o mundo,” afirma.
No primeiro dia (29/10), a agenda é dedicada às visitas técnicas, oferecendo uma experiência prática em ambientes reais de inovação. O dia termina com um sunset no Boulevard Encantado, propício para networking em um ambiente descontraído. Já no dia 30, as atividades se concentram no Multiverso Encantado, com palestras a partir das 9h, abordando os desafios e oportunidades para o setor.
O projeto FoodTech RS está alicerçado em três pilares estratégicos:
● Mercado: foco no acesso e na competitividade das empresas.
● Regulações: atuação para simplificação e desburocratização.
● Investimentos: estímulo para acelerar negócios e fomentar o crescimento de startups e empresas consolidadas.
Liane reforça o caráter prático e orientador do evento para os participantes. “Quem estiver conosco em Encantado terá a oportunidade de mergulhar em temas fundamentais para empreender ou se reinventar no setor de alimentos. Desde como captar recursos e entender o complexo ambiente regulatório até as tendências de consumo que vão ditar os rumos do mercado. É uma agenda indispensável para gestores e empreendedores que visam atuar no segmento e investir futuramente,” complementa.
A expectativa da organização é receber cerca de 350 participantes. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas através do site do Sebrae RS.
Serviço:
FoodTech Summit 2025, de 29 a 30 de outubro
Evento presencial no Boulevard Encantado Rua Cristo Protetor, 282, Linha Garibaldi – Encantado (RS)
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/ii-foodtech-summit-2025-sua-experiencia-singular/3081610
Fonte: Assessoria Imprensa Sebrae