A diversidade das empresas é um destaque do Caderno Ruas de abril, com empreendimentos de diferentes ramos – industriais, comerciais e de serviços – especialmente na área mais central da cidade.
Posto Sete
Inaugurado em 18 de novembro de 2020, por sócios da família Freitag, o Posto Sete tem origem em um terreno familiar na rua 7 de Setembro. De acordo com a sócia-proprietária, Thaís Freitag, além de ser acesso ao bairro Battisti, o local é uma ‘porta de entrada’ do município para os condutores que vêm de municípios vizinhos, como Mato Leitão, Lajeado e demais cidades do Vale do Taquari, pela RSC-453.
Segundo Thaís, o Posto Sete, além do atendimento de excelência pela equipe de frentistas, oferece troca de óleo e uma conveniência com lanches rápidos e bebidas geladas. Atualmente, conta com quatro frentistas e tem como diferencial a existência de uma lavagem de carros e barbearia em anexo.
Sobre os avanços na rua 7 de Setembro, Thaís acredita que o principal seja o aumento de comércios e casas onde, no passado, só existiam terrenos vazios.
Lavanderia Bio’s
Em janeiro de 2003, foi inaugurada a Lavanderia Bio’s, na rua Antônio Carlos, 1.028, no bairro União. A proprietária Eliana de Oliveira diz que a escolha pela sala própria na rua Antônio Carlos foi pelo fácil acesso e a tranquilidade para estacionamento. “Ainda é um local central da cidade, o que também ajuda”, observa.
De acordo com ela, entre os destaques da lavanderia, estão a qualidade e a pontualidade. A Bio’s tem lavagem por quilo; lava, seca e passa roupas em geral, tudo feito com produtos profissionais de lavanderia, com quase 100% de remoção de manchas e ferrugem em geral.
Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário
Criado em 1984, o Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Venâncio e Mato Leitão, está localizado na rua Getúlio Vargas, 1.172, no bairro União. Atualmente, a entidade é presidida por João Émerson Dutra de Campos e tem cerca de 800 associados. “O objetivo do sindicato sempre é lutar por melhores condições de trabalho, seja com melhores salários e com respeito aos trabalhadores”, reforça.
Segundo Campos, a localização da sede do sindicato é importante por ser perto do Centro da cidade e, também, próximo de diversos bairros, além de ser de fácil acesso. Ele cita que, entre os avanços recentes na rua, estão a calçada e as lixeiras. No local, além do atendimento administrativo e jurídico do sindicato, são oferecidas consultas médicas e odontológicas e há um salão de festas disponível para associados.
Simon Refrigeração
A empresa foi criada em 1986, mas está localizada na rua Pedro Grünhaser desde 1988. A Simon Refrigeração foi fundada por Antônio Carlos Simon que, além de construir seu estabelecimento comercial, optou mais tarde por residir com a sua família no mesmo local. Atualmente, o empreendimento conta com três sócios, quatro colaboradores e uma estagiária do curso de Refrigeração e Climatização do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
A empresa atende nas áreas de refrigeração, climatização, lava roupas, secadora, centrífuga, forno, micro-onda, bebedouro, também conta com assistência autorizada nas marcas Mueller, Wanke, NewUp, NewMaq, Gree e Agratto. De acordo com Antônio Simon, a empresa foi a primeira a ser construída nesta rua e, com a ajuda do Poder Público, foi possível abrir a rua e estruturá-la para a construção da empresa.
Ele afirma que a rua atende as necessidades diárias como estacionamento, escola, minimercado, posto de gasolina, loja de material de construção, oficina mecânica, borracharia, autoelétrica, quadra esportiva entre outros. E diz que, entre os avanços recentes, está a implementação do esgoto, a instalação das lâmpadas led e dos contêineres de lixo.
“Com o decorrer dos anos, a rua passou a ser ocupada por mais empresas e residências. Atualmente, tem fácil localização, é próxima ao Centro da cidade e oferece um comércio ativo e diversificado.”
ANTÔNIO CARLOS SIMON
Proprietário da Simon Refrigeração