Apesar da pandemia, Venâncio abriu mais empresas do que fechou neste ano

-

Por Juliana Bencke, Taiane Kussler e Cristiano Wildner

Venâncio Aires contabiliza saldo de 129 novas empresas, do início do ano até a última sexta-feira, 19. No período, foram 357 novos cadastros de atividades e 228 baixas de empresas.

Os dados, contabilizados pela Central do Empreendedor do município, contemplam tanto Microempreendedores Individuais (MEIs) quanto autônomos, microempresas e empresas de porte maior, e evidenciam histórias de quem decidiu investir em um negócio próprio, em um momento de dificuldade econômica por meio da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a coordenadora da Central do Empreendedor, Tatiane Andrade, a maioria dos cadastros de atividades é ligada à prestação de serviços, com profissionais como pedreiro e eletricista, e ao ramo de alimentação, com bares, lanchonetes e restaurantes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, destaca a coragem e o profissionalismo dos empreendedores. “Investir no Brasil, neste cenário de crise que estamos vivenciando, certamente não é para amadores. Isso nos deixa muito felizes ao observar que no âmbito local, empreendedores com alto grau de profissionalismo estão optando por Venâncio Aires, para plantarem as sementes, que com certeza produzirão frutos logo ali na frente”, enfatiza.

Mudança de ramo

Roque Haas foi um dos empreendedores que buscou novas alternativas para driblar a crise, durante a pandemia. O empresário fechou a Classic Festas e Eventos, na rua Osvaldo Aranha, para investir em um novo segmento. Desde abril, ele e a esposa, Adriana Haas começaram a elaborar arranjos de suculentas dentro de troncos. “Antes da pandemia, já cultivávamos suculentas para lembranças. Tínhamos, em média, 200 mudas de flores no quintal de casa”, conta.

Segundo ele, esta foi a maneira que eles encontraram para ocupar a mente e criar novas alternativas de renda. “Foi preciso pensar em algo diferente para ter um ganho, já que não havia nenhuma previsão de quando as festas seriam retomadas”, salienta o empresário, que decidiu encerrar as atividades com o salão de eventos, após a realização da última festa, no dia 14 de março.

O casal começou a divulgar o trabalho pelas redes sociais e, aos poucos, foi conquistando novos clientes. “Fizemos kits para a Páscoa e arranjos para o Dia das Mães. Estou bem animado com o resultado e já penso em novos projetos”, afirma.

Adriana faz o trabalho macramé (técnica de tecelagem manual usada nos arranjos suspensos) e Haas elabora os arranjos com suculentas nos troncos e também vende troncos sob encomenda. “Tive que investir nas mudas e aprender mais sobre a área. O design dos troncos eu mesmo faço, em uma pequena oficina de marcenaria, adaptada nos fundos de casa”, explica ele, que também já atuou como fotógrafo. Segundo Haas, esta foi uma nova ideia, já que ainda não tinha visto nada igual em Venâncio Aires.

Dom Carmino, um dos novos empreendimentos

Oficialmente inaugurada no dia 5 deste mês, Pizzaria Dom Carmino tem como sócios Edson Haas e Luiz Henrique Gerlach. O empreendimento oferece mais de 45 sabores em pizzas, entre doces e salgadas, e tem como objetivo oferecer um rodízio especializado.

Haas e Gerlach inauguraram pizzaria no início do mês e estão satisfeitos com a aceitação (Foto: Márcio Hansel/Divulgação)

“O empreendimento vinha sendo planejado desde o ano passado, contudo ninguém esperava essa crise sanitária. Abrir durante a pandemia foi uma escolha difícil, mas acertada pela boa aceitação que estamos tendo”, comenta Gerlach, que é também sócio de uma agência publicitária. Já Haas acumula diversas experiências no ramo, tendo inclusive já atuado por mais de dez anos como pizzaiolo da serra gaúcha.

Entre os diferenciais do local estão a pizza com fermentação lenta – são horas até que a massa chegue ao seu tamanho para finalmente ser finalizada em forno à lenha. A pizzaria oferece ainda, dentro dos diferenciais, chopp com marca própria, além de ampla carta de vinhos e espumantes. Rodízio de massas com molhos especiais também integram o cardápio. “O novo empreendimento surgiu a partir de uma percepção em Venâncio”, acrescenta o publicitário.

Quer abrir uma empresa?

  • A Central do Empreendedor atende de segunda a sexta-feira, no prédio ao lado da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, na rua General Osório, em frente à Praça da Matriz. O funcionamento ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. O telefone de contato é 3983-1000.
  • No local, empreendedores encontram orientação sobre o melhor enquadramento para a empresa. Além disso, a Central do Empreendedor realiza procedimentos para abertura de empresas nos casos de MEI ou autônomos.
  • Ainda, é possível se informar e encaminhar pedido de microcrédito para investir na empresa.

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido