Uma iniciativa da Associação dos Contabilistas de Venâncio Aires pretende diminuir o número de empresas inativas no município. Segundo a presidente da entidade, Aline Gauer, a intenção é, com o Novembro Regular, diminuir consideravelmente os cerca de mil registros de CNPJ inativos em Venâncio. “Antigamente, era muito caro dar baixa nas empresas, por isso, os clientes deixavam o registro inativo, mas queremos dar a possibilidade de regularizar a situação”, explica.
Os valores das taxas tiveram uma redução significativa após a criação da Lei da Liberdade Econômica. Aline destaca que, para o mês de novembro, os escritórios ligados à associação vão trabalhar com valores tabelados, ainda mais baixos. “Vamos fixar um valor que possibilite que as pessoas venham regularizar”, destaca. Para aqueles que possuem débitos com a Receita Federal, pode ser encaminhada uma negociação das dívidas para a que baixa da empresa possa ser feita.
A contadora explica que muitos ex-empresários já estão trabalhando em outros lugares e a empresa continua aberta, porém inativa. A importância da regularização também se dá devido ao processo de aposentadoria e o encaminhamento seguro-desemprego. “Se o ex-empresário necessitar encaminhamento do seguro-desemprego, não conseguirá pois seu CPF está ligado a um CNPJ”, observa.
Aline ressalta que aquelas pessoas que não possuem mais a documentação da empresa, devem procurar seu contador pois é possível reaver junto ao cadastro informatizado da Junta Comercial do Rio Grande do Sul.
DIRETORIA
O Novembro Regular é uma das iniciativas da gestão 2019/2020 da Associação dos Contabilistas. A atual presidente, que está no segundo mandato, destaca que foram traçadas outras metas para a associação. A intenção é modificar as regras de participação na entidade, que atualmente contempla apenas os proprietários de escritórios de contabilidade. “A ideia é abranger todos os contabilistas que atuam no município, seja em escritórios ou diretamente em empresas”, reforça.
Será feito um cadastramento de todos os interessados em participar do grupo. Além disso, os associados devem contribuir a cada três meses com uma taxa que será utilizada nos encontros realizados. O objetivo da mensalidade é custeio de eventos, palestras, reuniões-almoço, reuniões-jantar para os associados. “Nossa intenção é poder atuar ativamente a favor dos empresários com apoio dos órgãos governamentais”, finaliza.
Diretoria gestão 2019/20
Presidente: Aline Gauer
Vice-presidente de gestão: Marcos Daniel Campos
Vice-presidente de relações profissionais: Arcélio Wenzel
Secretários: Marcelo Müller e Maria Celina Almeida
Tesoureiros: Lucas Morsch e Douglas Morsch
Conselho Fiscal: Marcos R. Neumann, André F. Gerlach e Maristela Cetolin
Conselho Suplente: Darvin G. Nervo, Rosana Maria Foltz e Fernanda Santos
Escritórios participantes
Escritório Gauer Contabilidade
AD Contec
Escritório Wenzel & Almeida
Escritório Morsch
Lucamo Contabilidade
Exata Contabilidade
Escritório Plena
Sercon Contabilidade
Escritório Rosana Foltz