Bom Frango chega a 30 anos e projeta expansão

-

A história da Granja Avícola Bom Frango esteve em evidência na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 16, quando a empresa foi homenageada pela passagem dos 30 anos, por indicação de Ezequiel Stahl (PTB). O negócio, que começou pequeno, ganhou outra dimensão e, atualmente, já tem autorização para abate de até 50 mil aves por dia. A planta da Bom Frango está localizada em Linha Picada Nova.

A nova realidade veio com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que permite, agora, a comercialização dos produtos em todo o território nacional. Para manter esta engrenagem operando, são 242 colaboradores e, se a expansão projetada se confirmar, novas vagas serão abertas, afirma o diretor Milton dos Santos. “Estamos trabalhando sempre pelo desenvolvimento constante da nossa empresa. Chegamos a um patamar de intensa produção e a planta está adequada para este salto que queremos dar”, diz.

Com o avanço para o mercado brasileiro e a consequente expansão da Bom Frango, Santos destaca que seria de extrema importância para o negócio a consolidação de um projeto que é encarado como um sonho em Linha Picada Nova: a pavimentação asfáltica do trecho de cerca de cinco quilômetros que liga a sede da empresa à RSC-287.

“Sem dúvida, esta questão do deslocamento é a nossa maior dificuldade. Vamos organizar o pátio da empresa para dar conta do fluxo de veículos e caminhões e, sem este asfalto, ficaremos com um gargalo. Para a empresa, seria muito importante, pois queremos garantir que o produto chegue comércio e aos consumidores de forma adequada”, comenta o diretor da Bom Frango.

Segunda empresa

Santos diz ainda que na mesma região está localizada a Arrozeira Santos, outra empresa do ramo de alimentação que seria beneficiada com a chegada do asfalto. “São dois empreendimentos, que ficam na mesma localidade e ganhariam muito na questão da logística, até porque temos que cumprir uma série de exigências até a comercialização”, salienta. O representante da Bom Frango não tem noção de quanto seria necessário para consolidar a pavimentação, mas sugere um trabalho conjunto com a Administração.

“São duas empresas que geram muitos postos de trabalho e impostos para o Município. Acredito que, se a gente planejar bem, em parceria com a Administração, é possível fazermos este sonho virar realidade. A tendência é de crescimento dos negócios na nossa região.”

MILTON DOS SANTOS – Diretor da Bom Frango

Milton dos Santos participou da sessão da Câmara de terça-feira, 16, quando a Granja Avícola Bom Frango foi homenageada (Foto: Fernanda Bergmann/AI Câmara)

Fique por dentro

• A história da empresa iniciou em meados de 1983, quando os irmãos Milton e Paulo Stahl dos Santos decidiram investir na criação de frangos. O processo consistia em receber os pintos e criar até o momento em que estariam aptos ao abate. Após, os produtos eram fornecidos para a empresa Minuano, em Lajeado.

• No ano de 1990, os irmãos começaram a destinar a comercialização para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Dessa forma, perceberam que o consumo de frango era elevado e decidiram investir na construção de um prédio, em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires, para melhorar o processo de abate das aves e comercializá-las.

• Há 30 anos, a razão social da empresa passou a ser Granja Avícola Bom Frango Ltda. O abatedouro recebia inspeção municipal, o que permitia a comercialização somente dentro dos limites do município. O planejamento da produção era feito através da demanda, pois não havia capacidade de armazenamento no prédio. Havia somente câmaras frias, onde o produto poderia ficar armazenado por até 10 dias. Só se industrializava o que realmente já estava comercializado. As entregas eram feitas com um veículo de pequeno porte.

• As vendas começaram a aumentar, a necessidade de expandir para fora do município era visível e, então, a inspeção, que antes era municipal, passou a ser estadual. O empreendimento começou a atuar nos vales do Taquari e Rio Pardo. Com a mudança para a inspetoria estadual (Cispoa) e o aumento da produção, a Bom Frango iniciou o sistema de integração avícola, onde a empresa oferece o suporte necessário para a criação do frango, fornece ração, medicamentos e instruções de manejo.

• Em meados de 1995, com as vendas em crescimento, foi preciso tornar o custo de criação de frangos mais baixo e, com isso, foi construída a própria fábrica de ração. Em 2001 foi instalada uma fábrica de gelo, com capacidade de produzir oito toneladas por dia. O gelo é necessário para resfriar o frango durante o processo de abate, pois sem ele o produto acabaria estragando. No ano de 2005 foi construída uma nova fábrica de gelo, mais moderna e com capacidade de produção de 20 toneladas por dia. Junto também foi construído um túnel de congelamento com capacidade de 16 toneladas, o que abriu novas oportunidades para a empresa, que passou a contar com produtos congelados no seu mix.

• Uma nova ampliação na empresa ocorreu em 2007, com a construção de duas novas câmaras frias. Também foi erguido um novo escritório de dois andares. A fábrica de ração foi reformada em 2009, com alterações na sua estrutura e troca de maquinários, aumentando sua capacidade de armazenamento e produção. Em 2014 foi implementado o sistema de água gelada para o resfriamento das carcaças durante o processo, o que gerou um aumento na produção diária, podendo chegar em até 20 mil aves. Com isso, foi necessário construir uma nova câmara fria de estocagem, o que ocorreu em 2015, com capacidade de armazenar em torno de 300 toneladas.

• No ano de 2019 foi construída uma nova fábrica de ração, com capacidade de produção de 20 toneladas por hora, totalmente automatizada. A mais nova conquista da empresa foi a liberação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que permite o comércio no território nacional. Para tanto, houve investimentos na planta frigorífica, que hoje está apta para abater 50 mil aves por dia.

• Atualmente, a sociedade da Granja Avícola Bom Frango é composta por Milton Stahl dos Santos, um dos fundadores da empresa, e seu filho Guilherme Augusto Grings dos Santos, graduado em Engenharia de Produção, que ingressou na sociedade em 2016, porém já trabalhava antes na empresa, principalmente no setor comercial. A empresa tem 242 funcionários, sendo oito com curso superior e um com curso técnico. (Fontes: Granja Avícola Bom Frango e Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires)



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido