Novo diretor executivo, Alexandre Strohschoen, concedeu entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM (Foto: Marcos Jacobi)
Novo diretor executivo, Alexandre Strohschoen, concedeu entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM (Foto: Marcos Jacobi)

Venâncio Aires - A meta de duplicar os volumes de tabaco comercializados pela Brasfumo orienta o início da gestão de Alexandre Strohschoen à frente da tabacaleira de Venâncio Aires. Diretor executivo desde 1º de novembro, ele detalhou os planos de crescimento da empresa em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na terça-feira, 16, ao tratar do reposicionamento da indústria após um período de retração, que alude aos impactos da crise de 2008 e dificuldades cambiais.

Com trajetória consolidada no setor do tabaco e passagem por cargos de liderança em companhias globais, Strohschoen afirma que o atual momento é de inversão do movimento vivido nos últimos anos. “Estamos trabalhando em um projeto de crescimento. Um projeto de transformar a Brasfumo numa empresa de sucesso, como a marca já era reconhecida no passado”, disse. Segundo ele, mesmo com a manutenção das operações durante a crise financeira da unidade brasileira, houve redução de escala. “O ponto agora é voltar a crescer. A Brasfumo tem uma estrutura muito boa e tem aquilo que o mercado precisa”, destacou.

BASE PARA AVANÇAR

Entre os eixos estratégicos citados pelo executivo está o fortalecimento das práticas ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança). “O grande diferencial que a Brasfumo pode oferecer está ligado à sua estrutura de ESG. E o mercado, hoje, demanda muita atenção para essa pauta”, afirmou.

Nesse contexto, Strohschoen mencionou investimentos em energia renovável, uso de iluminação em LED e a substituição de caldeiras como medidas já adotadas. A usina solar fotovoltaica da empresa opera com potência de 234,6 kWp, reúne 700 painéis e já produziu 1,9 GWh de energia elétrica desde setembro de 2019.

Ele também reforçou a intenção de ampliar iniciativas junto à comunidade e no campo, integradas à estratégia de ESG. A atuação da Brasfumo está concentrada principalmente na região central do Estado, com produtores integrados. “Todo o nosso fornecimento vem com rastreabilidade, sabemos de quem vem o produto, como ele foi produzido, porque isso é uma parte importante do sistema integrado de produção. A gente defende o sistema integrado e defende que ele funcione bem. Inclusive, a gente quer aumentar a nossa produção no campo, visando o futuro, com o crescimento das vendas.”

META DE CRESCIMENTO

No horizonte de cinco anos, a ambição está diretamente ligada à escala e à qualidade. “Não queremos ser a maior, mas queremos ser a melhor. E isso significa prestar um serviço de boa qualidade, entregar um produto de boa qualidade e, sim, pelo menos duplicar os volumes de tabaco que a gente coloca no mercado hoje”, projetou. No curto prazo, a prioridade é ampliar a base de clientes. “O grande impulsionador de todo esse crescimento é a busca de novos mercados e novas vendas”, resumiu.

Segundo Strohschoen, a empresa possui capacidade para esse crescimento, cuja concretização incluiria a implantação de segundo e terceiro turnos, com equipes distintas, e a retomada de áreas hoje alugadas para terceiros, que representam cerca de 50% da capacidade de armazenagem.

Mesmo sem operar em sua capacidade máxima, a Brasfumo já figura entre as maiores empresas por valor adicionado fiscal em Venâncio Aires. Em 2024, ocupou a oitava posição no ranking das cem maiores do município, respondendo por 2,63% do valor adicionado total, conforme dados da revista Perfil Socioeconômico 2025-2026, do Grupo Folha do Mate.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.