
Fundada em 2019 em Venâncio Aires, a Caf, antiga Combate à Fraude, passou por uma nova transformação na identidade em 2026. A empresa agora passa a se chamar Certta, o que, de acordo com o CEO da multinacional, representa um passo importante na história — ainda recente — do negócio.
Em entrevista ao Grupo Folha do Mate, o CEO Jason Howard explicou que a decisão foi um movimento natural de maturidade do negócio: “A marca Caf cumpriu um papel fundamental em nossa jornada, desde os primeiros passos em Venâncio Aires, consolidando a empresa no mercado como referência no combate à fraude. No entanto, à medida que a companhia evoluiu tecnologicamente, ampliou o portfólio e passou a atuar como uma infraestrutura central de confiança, capaz de integrar e desenvolver soluções, percebemos que o nome já não refletia plenamente o que entregamos hoje.”
O empreendimento atua com soluções para verificação de identidade de clientes. Segundo o site oficial, são realizadas mais 2,5 milhões de transações por mês. Além disso, já foram mais 24,6 bilhões de biometrias analisadas, mais de 20,5 milhões de documentos verificados e mais de 475 mil tentativas de fraude identificadas.
“O rebranding reflete, na prática, a nossa atuação estratégica: um hub de verificação inteligente que, através de uma única plataforma, integra e desenvolve tecnologias antifraude, transformando a complexidade do dia a dia em decisões claras e acionáveis para as empresas.”
JASON HOWARD
CEO da Certta

Futuro do negócio
Em 2025, a Certta recebeu um aporte de R$ 50 milhões da L4 Venture Builder, um fundo independente com capital da B3 — bolsa de valores brasileira —, recurso que vai proporcionar novos investimentos do negócio. “É uma satisfação e uma validação contínua ver nomes de peso do mercado depositarem tamanha confiança na nossa visão de futuro e no excelente trabalho que nossa equipe está realizando. O recente investimento chega para potencializar a estratégia que estava em curso e que é fundamental para a próxima etapa de crescimento da Certta”, avaliou o CEO.
Para este ano, a projeção é de crescimento e lucratividade, ancorados no lançamento de novos produtos e na expansão da plataforma principal da empresa, o Certta Pro. “Estruturamos nossos investimentos para aprimorar as ferramentas baseadas em inteligência artificial e otimizações disponíveis na plataforma, fortalecer parcerias e escalar mais suas capacidades, garantindo ainda mais eficiência para os nossos clientes”, conclui.
Vínculo com Venâncio mantido
Embora a empresa tenha ampliado o alcance pela América Latina, Estados Unidos e Europa, com a contratação de equipes situadas em diferentes pontos do planeta, os laços com a Capital do Chimarrão seguem muito claros. Dos 315 colaboradores, que atuam integralmente no modelo home office, 67 residem em Venâncio, equivalente a 21,2% da equipe.
Além disso, a Certta mantém um escritório na cidade, localizado em prédio comercial na rua Tiradentes, no Centro, e, mesmo com a expansão, não há planos para fechamento do local, garante Howard. A empresa também possui um espaço em São Paulo.
Líder em ISS
Em paralelo à geração de empregos de cidadãos venâncio-airenses, a Certta também tem se consolidado como uma importante agente para as contas públicas da Prefeitura. Em 2023 e 2024, ficou em primeiro lugar no ranking de contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS). O tributo, que com a Reforma Tributária passará a ser gradativamente substituído pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), é recolhido pelo Município.
História da Certta
- A empresa foi fundada em 2019 por Leonardo Rebitte e Rafael Viana, em Venâncio Aires. A startup foi criada após uma demanda necessária dentro da fintech Mutual.
- Em 2021, o empreendimento, com novos investimentos, iniciou as operações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
- Em 2022, Darryl Green foi anunciado como CEO da empresa, em um ano que foi marcado pela expansão global, com contratação de equipes na América do Norte e na Europa.
- Um ano depois, Jason Howard assumiu a liderança do negócio. Em 2024, a então Caf conquistou posição de destaque na verificação para casas de aposta no Brasil.