Calçados Beira Rio, de Mato Leitão, inaugura nova estrutura

-

*Texto atualizado às 20h08min 

Era pouco depois das 10h dessa sexta-feira, 9, quando teve início a solenidade de inauguração da nova fábrica da Calçados Beira Rio em Mato Leitão, que foi construída após o prédio da filial 6 ter sido destruído por um incêndio de grandes proporções na madrugada do dia 17 de março de 2020. A história da empresa com a Cidade das Orquídeas começou a ser escrita em 2007. Agora, a comunidade mato-leitoense comemora, com a reabertura do local, o início de um novo capítulo dessa trajetória.

O presidente da Beira Rio, Roberto Argenta, relatou que é uma satisfação muito grande em um ano ter reconstruído toda a fábrica e reiniciar a produção. “Ficou um prédio maravilhoso e Mato Leitão merece, porque o pessoal aqui é muito bom, trabalhador. A Prefeitura e os vereadores nos ajudaram. Queremos agradecer a todas as pessoas de Mato Leitão. Tenho certeza que a Beira Rio voltará a ser a que mais vai dar retorno de ICMS para o município”, destacou.

Ainda, de acordo com ele, se vive um período de muita dificuldade de vendas, mas a expectativa é que até agosto a situação seja normalizada. “Acreditamos no nosso potencial de vendas e tem dado certo. É um período mais difícil, mas queremos preservar nossos ateliês, nossos prestadores de serviços e os fornecedores, porque na hora da retomada tem que estar todo mundo em forma para que isso aconteça de forma bem rápida”, ressaltou.

Durante o pronunciamento no ato de inauguração, Argenta reforçou que o ponto forte da Calçados Beira Rio são as pessoas. Por isso, ele falou sobre a importância de aproveitar a capacidade e a inteligência delas. “A participação de tantas pessoas é que faz com que o sucesso aconteça. A Calçados Beira Rio forma pessoas”, comentou. Ele também aproveitou o momento para deixar um recado aos empresários: “Acreditem no Brasil e no Rio Grande do Sul. Não tem coisa melhor, que dá mais alegria e que emociona mais do que gerar emprego e formar pessoas.”

“Para nós é uma alegria muito grande estar aqui em Mato Leitão e, em um ano, reconstruir a fábrica, com máquinas e equipamentos totalmente novos e, assim, seguir em frente.”

ROBERTO ARGENTA – Presidente da Calçados Beira Rio

Dia histórico

O prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, salientou, novamente, a importância da Beira Rio reabrir no município. “É um momento que vai ficar marcado, muito fortemente, na história do município.” De acordo com o chefe do Executivo, o reinício das atividades da empresa, além da geração de emprego, movimenta a economia como um todo da Cidade das Orquídeas e da região dos vales do Rio Pardo e Taquari. “É um empreendimento extremamente importante para todos nós”, acrescentou.

Bohn também falou sobre a capacidade de inovação da empresa, em especial em um ano tão desafiador como tem sido esse último, por causa da pandemia, em conseguir reconstruir a sede pouco mais de um ano após o sinistro. Ele também agradeceu ao presidente Roberto Argenta por proporcionar à Cidade das Orquídeas e à região essa retomada.

A Prefeitura foi parceira da fábrica calçadista na reconstrução do prédio em Mato Leitão por meio de incentivo industrial. “O incêndio aconteceu em março e em julho já firmamos um contrato com a empresa”, observou. O Executivo auxiliou nas questões de infraestrutura, uma vez que foi feita uma modificação no terreno onde o prédio foi construído, com serviços de máquina e transporte de material. O contrato também prevê incentivos fiscais. “A Beira Rio é a primeira empresa do município em número de empregos e no retorno de ICMS, representando mais de 50%”, acrescentou Bohn.

“A Beira Rio, além de ser nossa maior geradora de empregos, também representa mais de 50% do retorno de ICMS. Para Mato Leitão e para toda a região é um momento extremamente importante e nos cria a expectativa de dias melhores.”

CARLOS ALBERTO BOHN – Prefeito de Mato Leitão

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum (MDB), esteve presente na solenidade de inauguração da Beira Rio representando o governador Eduardo Leite (PSDB), e destacou a felicidade em participar desse evento na região da qual é natural. Em entrevista à Folha do Mate ele ressaltou que o Estado tem buscando incentivar as empresas por meio do Fundopem e tem trabalhado para eliminar a burocracia. “Além de colocar à disposição Badesul e o BRDE, que são bancos de fomento, que tu podes financiar um pavilhão, um caminhão, uma máquina, por exemplo, e gerar emprego aqui no Estado”, complementou.

“É um exemplo para o Rio Grande do Sul de que dá e que vale a pena investir, de que a economia vai retomar e a geração de emprego e renda é fundamental. Nós do Governo do Estado estamos trabalhando nesse sentido e o Roberto Argenta é exemplo disso.”

EDSON BRUM
Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido