A Central do Empreendedor de Venâncio Aires concluiu 2019 com selo Bronze. A certificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Sul e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) leva em conta os serviços oferecidos pelas salas de empreendedores.
Nos vales do Rio Pardo e Taquari, apenas Venâncio e Lajeado obtiveram a certificação. Ao todo, foram 28 selos Bronze, oito Prata e sete Ouro conquistados entre as 88 salas gaúchas que buscaram o reconhecimento.
De acordo com a coordenadora da Central do Empreendedor de Venâncio Aires, Tatiane Andrade, a certificação é obtida após levantamento de dados realizado pelo Sebrae, sobre as atividades de assistência aos empreendedores desenvolvidas no município. “Tudo é confirmado pelos dados, por planilhas e, inclusive, com entrevistas”, detalha Tatiane.
Ela observa que esta é a primeira vez que a Capital do Chimarrão recebe o selo e credita à conquista ao trabalho de orientação e atendimento a microempreendedores e profissionais autônomos. “Esse é um reconhecimento importante do Sebrae e sentimos que estamos no caminho certo”, resume.
ATENDIMENTO
Localizada na rua General Osório, no prédio ao lado da Prefeitura, onde antigamente funcionava a Secretaria de Saúde, a Central do Empreendedor foi inaugurada em agosto de 2018. O local reúne serviços de inscrições e baixas de empresas, declarações e fiscalização, além de encaminhamento de microcrédito.
O atendimento é voltado a empreendedores de todos os portes, mas Microempreendedores Individuais (MEIs) e profissionais autônomos são os que mais procuram a central. Por mês, são realizados, em média, 580 atendimentos. “Queremos descaracterizar o medo e a ideia de burocracia. Nosso trabalho tem muito o caráter orientativo. Estamos disponíveis para os empreendedores virem conversar, para não fazerem nada na dúvida. Cada um tem uma história única, que levamos em conta na hora do atendimento”, destaca Tatiane.
A Central do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. O telefone de contato é 3983 1000.
LEIA MAIS: Promesva completa um ano com R$ 315 mil concedidos a microempreendedores