O brasileiro costuma deixar para a última hora a compra de presentes em datas especiais e, neste Dia dos Pais, celebrado neste domingo, dia 10, a expectativa é de que esse comportamento se repita. Comerciantes ouvidos pela reportagem confirmam que o movimento costuma crescer de forma mais significativa apenas na última semana, com o sábado se destacando como o dia de maior fluxo de vendas.
As projeções para este ano variam. Entidades ligadas ao setor do comércio estimam um aumento nas vendas entre 3,5% e 10% em relação a 2024. A previsão mais otimista é do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), que consultou seus associados e aposta em uma alta de até 10%.
Já a Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul (FCCS-RS) e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) adotam uma perspectiva mais cautelosa, projetando crescimento de 3,5%.
Em conversas com comerciantes locais nos últimos dias, a expectativa pela data também variou já que, em algumas lojas, o aumento no movimento ainda demorava a se concretizar. Além disso, fatores como o atual cenário econômico impactado pela taxação imposta pelos Estados Unidos ao Brasil e a crescente concorrência do e-commerce foram apontados como fontes de incerteza.
INÍCIO DE MÊS
Por outro lado, um fator que ainda gera expectativa de um movimento mais intenso de última hora é o fato de a data coincidir com o início do mês, período em que muitos trabalhadores recebem seus salários. “A gente nota que, justamente por coincidir com o início do mês neste ano, o Dia dos Pais será no dia 10, acabou sendo uma data muito boa para o comércio. A procura está realmente muito grande; as pessoas, este ano, estão comprando mais do que no ano passado”, destacou Roberta Fischer, vice-presidente de Comércio da Caciva, em entrevista à Rádio Terra nesta semana.
“A gente notou uma grande demanda não só por poltronas do papai, que já são tradicionais nessa época, mas também por churrasqueiras elétricas, acredito que pela praticidade. E o que nos surpreendeu muito foi a procura por lava-louças como presente para o Dia dos Pais. As pessoas estão conciliando a comemoração do churrasco de domingo com um presente que facilite esse momento”, contou.
Outro item bastante procurado neste período são os produtos de perfumaria. Segundo a gerente da loja O Boticário, Thaís Queiroz, a movimentação começou a aumentar ao longo da semana e a expectativa é grande para o sábado. “Agora todo mundo já recebeu, então a gente está acreditando em um bom desempenho”, disse. Ela também destacou que a loja se preparou com um bom estoque de produtos, incluindo kits alusivos à data, e com uma ampla variedade de preços. “Temos opções para todos os gostos”, mencionou.