O sapatênis está entre os campeões de venda para a data, segundo Heitor Lopes (Foto: Alan Faleiro)
O sapatênis está entre os campeões de venda para a data, segundo Heitor Lopes (Foto: Alan Faleiro)

Falta uma semana para o Dia dos Pais, que será celebrado no dia 10 de agosto. A data, além de celebrar a importância do papel paterno na vida familiar, movimenta o comércio, que projeta uma alta nas vendas que varia de 3,5% até 10% em relação a 2024.

A estimativa mais otimista é do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), que consultou associados da sua base operacional e aposta em um aumento de até 10%. Já a Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul (FCCS-RS) e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) adotam uma perspectiva mais cautelosa e projetam alta de 3,5%.

Diretora do Comércio da Caciva, Amanda Eduarda Eichler cita alguns fatores que contribuem para a expectativa de aumento nas vendas neste ano, como a existência de estoques razoáveis, a diversidade de produtos disponíveis no comércio e as liquidações de inverno, que elevam o interesse do consumidor. Além disso, ela menciona a relevância do Dia dos Pais, que é hoje a quarta data comemorativa mais relevante para o comércio brasileiro, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

“Para o comércio de Venâncio Aires, essa data representa uma excelente oportunidade para incrementar o faturamento, fidelizar clientes com uma experiência de compra personalizada e para explorar diferentes segmentos de produtos”, destaca.

A FCCS-RS, assim como a Caciva, apontam que o ticket médio para a compra de presentes do Dia dos Pais deve ficar em cerca de R$ 270, mantendo características de consumo dos últimos anos, com roupas, calçados e acessórios liderando o ranking dos presentes mais procurados. Em seguida, ganham destaque perfumaria e cosméticos, utilidades domésticas e eletroeletrônicos.

EXPECTATIVA PARA A PRÓXIMA SEMANA

A compra dos presentes costuma ficar para a última hora, e neste ano não deve ser diferente. A expectativa é de aumento no movimento do comércio de Venâncio Aires nos próximos dias. “Assim como no restante do Estado, o maior fluxo deve ocorrer na semana que antecede o Dia dos Pais. Metade das compras costuma acontecer nesse período”, afirma Amanda.

Segundo ela, não há previsão de horário estendido, e as lojas manterão o funcionamento habitual, inclusive no sábado à tarde. Entre os estabelecimentos que estarão de portas abertas está a loja de calçados Casa Lopes. O proprietário, Heitor Lopes, revela a expectativa pela data e projeta ao menos repetir o desempenho de 2024.

“Toda data comemorativa traz expectativa. A gente sempre torce para vender uns 10% a mais que no ano passado, mas sabemos que o cenário atual é delicado – em referência ao tarifaço de Trump ao Brasil. Se conseguirmos manter o mesmo volume de vendas, já vamos estar bem satisfeitos”, afirma.

Lopes acredita que o pico de movimento será no sábado anterior ao Dia dos Pais e destaca: “A data tem ganhado importância. Estamos ampliando o mix masculino, trazendo novas marcas e mais opções. Tomara que o pessoal deixe o medo de lado e venha às compras, mesmo com o cenário político e econômico que tem retraído o consumidor nas últimas semanas”, conclui.

Imagem Padrão
Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.