
Venâncio Aires - O fim de ano marca um período de intensa movimentação no comércio. Passado o Dia das Crianças – que historicamente movimenta setores de brinquedos e roupas –, o foco, agora, é a preparação para Natal e Ano Novo. É nesta época que as famílias aproveitam para se presentear e adquirir novos itens para a casa ou artigos de decoração. As tradicionais luzes, guirlandas e bolinhas coloridas não decoram apenas as casas, mas a aposta também é dos lojistas, que enfeitam vitrines com novidades e promoções especiais.
Uma das lojas que já entrou no clima natalino é a Brincasa de Venâncio Aires, que está repleta de itens de decoração e presentes. Segundo a subgerente Jaqueline Pereira de Paula, a movimentação do público começou mais cedo neste ano. “Nós já estamos com uma grande procura no que se refere ao Natal. A loja está toda decorada, com muitas opções de bolas, flores, piscas e árvores. Tudo pronto para receber os clientes”, destaca.

Jaqueline observa que, neste momento, o foco das vendas está concentrado principalmente na decoração, mas a expectativa é de que, no início de novembro, o movimento aumente ainda mais, especialmente com a busca por presentes de fim de ano.
Para o sócio-proprietário da Loja 7, Armando Bonifácio, a expectativa é bastante positiva. A loja, que já está preparada com produtos natalinos, buscou se antecipar na aquisição de itens. “A compra antecipada de mercadorias é uma estratégia crucial para nós. Não podemos deixar para a última hora, pois corremos o risco de não encontrar os produtos que queremos oferecer”, explica, destacando a importância de evitar a falta de itens devido a problemas de transporte e logística.

Sobre a necessidade de novas contratações, Bonifácio afirma que a equipe atual é suficiente para atender à demanda. “Temos uma equipe boa e, nos últimos anos, conseguimos atender bem o público apenas com a reorganização e o prolongamento dos horários de trabalho”, comenta. Com o preço fixo de R$ 7,99, a principal estratégia do empreendimento é investir na apresentação dos produtos. “A exposição bonita e uma loja colorida e organizada são fundamentais para atrair o cliente. É o ambiente que vai fazer com que ele se sinta à vontade para comprar”, diz.
CONSUMIDOR “MAIS SERENO”
O otimismo é compartilhado pelo sócio-proprietário das Lojas Bade, Airton Bade. “A expectativa é boa. Se alcançarmos as vendas do ano passado, já será um ótimo resultado”, avalia. Bade observa uma mudança no comportamento do mercado, que descreve como “mais sereno” ao longo do ano, sem os picos de vendas tão acentuados de antes. Ele também ressalta a divisão do consumo entre as lojas físicas e o e-commerce. “Acredito que de 60% a 65% das pessoas ainda preferem a compra física, gostam de tocar no produto, mas o online já representa o restante das vendas”, projeta.

Para dar conta do movimento, Bade planeja contratações temporárias. “Para o mês de dezembro, precisaremos de duas a três funcionárias a mais em cada uma de nossas quatro lojas. O movimento se concentra na última semana, e temos que estar preparados”, detalha. Ele acrescenta que muitas dessas vagas temporárias podem se tornar efetivas para cobrir o período de férias em janeiro e fevereiro.
A fim de atrair e fidelizar o público, a aposta é no bom atendimento e em um ambiente acolhedor. “Reformamos nossas lojas para deixá-las mais aconchegantes. Temos um canto infantil, onde os pais podem deixar as crianças brincando enquanto fazem suas compras”, revela. O foco em produtos coloridos para o verão e na linha infantil está entre as principais estratégias, sempre em sintonia com as tendências do mercado.
HORÁRIOS PARA O FIM DE ANO
1 Convenção coletiva assinada no começo de abril para os trabalhadores do comércio – setor lojas – encerrou sem acordo para o horário especial de fim de ano em Venâncio Aires. A medida se repete para Mato Leitão.
2 Em 2024, também não foi firmado acordo. Dessa forma, lojistas podem seguir próprias determinações, desde que sejam respeitados regramentos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
3 No ano passado, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) apresentou uma sugestão de horário para o período. Para 2025, ainda não há definição.