Nesta sexta-feira, 27 de agosto, é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. A profissão de corretor de imóvel surgiu com a chegada da família real ao Brasil, por volta de 1808. Quando a Coroa Portuguesa desembarcou em Salvador, na Bahia, acompanhada de 10 a 15 mil pessoas, moradores do local tiveram suas casas desapropriadas para que nobres passassem a viver nelas.
Com isso, portugueses que haviam chegado com a comitiva identificaram a necessidade de encontrar imóveis para quem havia perdido suas casas e intermediar negociações. “Assim que surgiu a profissão de corretor de imóveis no Brasil. Em 1827, já havia anúncios de classificados de venda de imóveis”, cita o corretor de imóveis Telmo Kist.
A profissão foi regulamentada no Brasil pela lei 4.116, de 27 de agosto de 1962. No entanto, apenas em 29 de junho de 1978, o Decreto 81.871 deu nova regulamentação à lei, especificando a formação necessária para atuar na profissão. O exercício de corretor de imóveis exige o título de técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Confira o caderno especial do Dia do Corretor de Imóveis: