Com a proximidade da data com maior poder de vendas no comércio, os empresários de Venâncio Aires já se organizam para ampliar as equipes para os atendimentos do Natal. É esperado, para os próximos dias, o início do processo de contratações temporárias, que movimentam o setor do comércio neste período.
Faltando menos de dois meses para o Natal, o coordenador da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Venâncio Aires, Cristiano Kaufmann, afirma que o movimento de contratações temporárias está iniciando agora, com vagas de atendente e vendedor, principalmente. Porém, Kauffmann evidencia que também são necessários trabalhadores para as áreas de conferência e auxiliar. “Além das vendas, como aumenta a demanda no geral, outros setores também precisarão de novos funcionários”, diz. Atualmente, a maioria das vagas para o comércio, disponíveis no Sine, é para reposição de funcionários.
A diretora e vice-presidente do Comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Roberta Fischer, comenta que a entidade não tem uma projeção das contratações para este ano, porém a expectativa é muito positiva. “O comércio está se preparando para uma retomada de vendas e o Natal é uma data especial”, observa. Roberta enfatiza que as contratações devem ganhar força nos primeiros dias de novembro, pois é preciso que os novos funcionários passem por treinamento, conhecimento de produtos e interação com a equipe.
Como representante da entidade, Roberta afirma que a Caciva oferece preparação necessária para esta época do ano. “Saber aproveitar este período é fundamental para alavancar as vendas e algumas práticas e estratégias são executadas especialmente nesse tempo”.
“Os lojistas já mostram uma mobilização com as contratações temporárias, mas a movimentação maior, com mais intensidade, deve ser em novembro.”
CRISTIANO KAUFMANN
Coordenador do Sine de Venâncio Aires
- A pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio) aponta que no RS a maior demanda por trabalhadores temporários é de lojas de vestuário (43,1%), seguida de calçados e acessórios (23,4%) e eletrodomésticos e móveis (8,3%). As funções de destaque são vendas (89,6%), caixa (20,5%) e estoque (14%).
Treinamento para as vendas de Natal
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) está oferecendo o curso ‘Show de Vendas no Natal’. O treinamento está disponível na plataforma de cursos ‘Cresça Mais com a Caciva’ e conta com oito videoaulas. Para realizar a inscrição com o valor promocional, os interessados podem solicitar o link de acesso pelo WhatsApp (51) 98059-1458.
Não há obrigatoriedade em acessar o curso em dias ou horários específicos. O prazo para concluir os treinamento vai até 31 de dezembro. Ao final do curso, o estudante faz uma avaliação, e para receber o certificado é necessário ter o mínimo de 70% de aprovação.
Empregar RS
Um evento anual é realizado com o objetivo de facilitar o contato de empresas com futuros funcionários. Trata-se do Empregar RS, que vai acontecer este ano entre os dias 18 e 26 de novembro.
A agência Sine de Venâncio Aires será o local em que entrevistas devem acontecer para empregar venâncio-airenses. “É uma semana para mobilizar e buscar contratar o maior número de pessoas possível. O que queremos é facilitar o contato entre empresas e empregados, por isso, as entrevistas serão feitas diretamente no Sine”, explica. Mais informações sobre o evento serão divulgadas nos próximos dias. O Empregar RS é um evento realizado pelo Estado em parceria com todas as agências FGTAS/Sine.
Otimismo com as vendas de fim de ano
Roberta Fischer, que também é empresária da Eletro Armin, loja de eletrodomésticos do município, afirma que a expectativa é ótima com o aquecimento das vendas de Black Friday e Natal. “Embora as vendas de outubro tenham sido mais retraídas que as registradas nos quatro meses anteriores, é imprescindível manter o otimismo do varejo para o fim de ano”, pondera.
A empresária nota um consumidor mais cauteloso no mês de outubro, aguardando as compras de fim de ano, principalmente do Natal. “Nesta data as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os familiares. Mesmo com a situação financeira abalada neste ano, devido à pandemia do coronavírus, estima-se que será ainda a data sazonal com mais vendas no ano”, afirma.
LEIA MAIS: