Cristina: “Nossas ações não são recentes.” (Foto: Divulgação)
Cristina: “Nossas ações não são recentes.” (Foto: Divulgação)

Vice-presidente de Responsabilidade Social do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Cristina Quatke será uma das painelistas do evento Contexto ESG, iniciativa da Folha do Mate e da Terra FM em parceria com a Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que ocorre no próximo dia 25, no Clube de Leituras de Venâncio Aires.

Natural de Santa Cruz do Sul, Cristina é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com MBA em Gestão e Business Law pela FGV/RJ, pós-graduação em Direito Processual pela Unisc e especialização em Direito do Agronegócio pelo Insper. Iniciou a carreira na área jurídica passando por diversos ramos antes de atuar no tabaco, onde já soma 10 anos de experiência. Atualmente, exerce a função de gerente de Assuntos Corporativos na JTI.

No evento Contexto ESG, Cristina vai apresentar as principais ações ESG do setor tabaco, destacando o pioneirismo e o ineditismo das iniciativas e a relevância do Sistema Integrado de Produção (SIPT). “O ESG tem ganhado cada vez mais visibilidade e importância no setor do tabaco, mas é importante frisar que nosso setor é pioneiro em iniciativas voltadas ao ESG. Nossas ações não são recentes, mas talvez estejam sendo melhor institucionalizadas e comunicadas agora”, menciona.

Segundo ela, os aprendizados que serão apresentados podem servir como referência tanto para grandes corporações quanto para pequenos produtores e empresas que buscam práticas responsáveis.

IMPACTO NOS NEGÓCIOS

Cristina lembra que o Brasil exporta tabaco para mais de 100 países e esses mercados têm exigido, cada vez mais, o cumprimento de práticas responsáveis por parte dos fornecedores. “A ausência dessas práticas pode gerar barreiras comerciais e danos reputacionais, afetando diretamente as exportações, a obtenção de certificações e o acesso a crédito, entre outros impactos”, alerta.

Além disso, ela aponta que a adoção de práticas ESG contribui para uma gestão mais eficaz de riscos. “Questões como mudanças climáticas, acidentes ambientais e a saúde dos trabalhadores representam riscos concretos que podem comprometer a produção, elevar custos operacionais e afetar negativamente a imagem da empresa”, explica.


Participe do evento

Os ingressos para o Contexto ESG estão disponíveis pela plataforma Sympla (acesse este link para comprar). O encontro promovido por Folha do Mate e Terra FM inicia às 8h15 do dia 25, no Clube de Leituras de Venâncio Aires, e inclui uma manhã de palestras e debates, com foco na troca de experiências e incentivo à adoção de práticas ESG por mais empresas.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.