Clube de Leituras foi fundando em 30 de abril de 1887 (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Clube de Leituras foi fundando em 30 de abril de 1887 (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

ESG. A sigla, de origem inglesa, significa Environmental, Social and Governance — ou Ambiental, Social e Governança, em tradução. Embora ainda soe distante para muitos, o propósito do evento Contexto ESG, que ocorre na manhã de hoje, 25, a partir das 8h15min, no Clube de Leituras, em Venâncio Aires, é justamente aproximar o conceito da realidade local, aprofundar o entendimento e promover a troca de experiências entre quem já adota práticas nessa direção.

A programação inicia às 8h30min e segue até as 12h45min, quando será servido o almoço de integração e networking. A proposta é proporcionar uma imersão no tema por meio de palestras, painel e apresentação de cases reais de empresas de Venâncio Aires e da região dos Vales. A iniciativa é promovida pela Folha do Mate e pela Rádio Terra FM, em parceria com a Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

As inscrições para participar do evento encerram. O evento tem como público-alvo empresários, lideranças, gestores públicos, representantes de entidades, profissionais e estudantes. O Contexto ESG tem o patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires, CTA – Continental, CBT e Alliance One, e conta com o apoio das empresas Solled Energia e Haas Madeiras.

Primeira vez que Venâncio Aires abre um espaço estruturado para debater ESG”

Gestora da Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Lídia Schwantes, é uma das promotoras do Contexto ESG, junto da Folha do Mate e da Rádio Terra FM. A especialista abre o evento às 8h30min, abordando a temática ‘ESG como tendência e oportunidade’. Ela promete destacar que ESG não é apenas uma tendência passageira, mas um movimento que veio para ficar.

“Ele representa uma oportunidade concreta para as empresas ampliarem sua competitividade, conquistarem novos mercados e se conectarem com clientes, colaboradores e comunidades. A mensagem central é que ESG não se trata de empresas perfeitas, mas de organizações comprometidas em melhorar todos os dias, assumindo responsabilidade pelo impacto que geram e transformando esse compromisso em resultados sustentáveis”, menciona.

Lídia também destaca o ineditismo de Venâncio Aires abrir, pela primeira vez, um espaço estruturado para debater ESG de forma pública e coletiva. “Isso é muito relevante, não só para o município, mas para toda a região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, onde há um forte setor produtivo e empresarial que pode se beneficiar desse movimento. Criar esse diálogo é um passo fundamental para fortalecer práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança que geram impacto positivo tanto nos negócios quanto na comunidade”, enfatiza.


Programação do evento

8h15min: Recepção
8h30min: Abertura: ‘ESG como tendência e oportunidade’, com Lídia Schwantes, gestora da Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade
8h45min: Apresentação de case da Prefeitura de Venâncio Aires
9h: Apresentação de case da CTA – Continental
9h15min: Palestra sobre ‘Cooperativismo e ESG: atitudes que inspiram e transformam’, com Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi
10h15min: Apresentação de case da CBT
10h30min: Coffee break
10h45min: Apresentação de case da Alliance One
11h: Painel de debates sobre ‘ESG aplicado às organizações’, com Rodrigo Cury, Junior Haas e Cristina Quatke
12h45min: Almoço de integração e networking

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.