Evarposul, Multmec e Veloce estiveram presentes no evento
(Fotos: Divulgação)
Evarposul, Multmec e Veloce estiveram presentes no evento (Fotos: Divulgação)

Venâncio Aires - Por mais um ano, a Mercopar contou com empresas representantes de Venâncio Aires e, novamente, a avaliação é positiva para esta que é considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina. O evento ocorreu entre os dias 14 e 17 de outubro, em Caxias do Sul, e contou com a presença da Evaporsul, Multmec e Veloce Vidros.

A novidade neste ano é que os empreendimentos receberam recursos da Prefeitura de Venâncio Aires para participar da feira. A Administração subsidiou os custos de locação do espaço físico do estande das empresas, para estimular a participação de empresas locais em feiras setoriais, incentivar a promoção de negócios, a abertura de novos mercados e a visibilidade de Venâncio no cenário de inovação industrial.

Realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema Fiergs, a 34ª Mercopar alcançou as expectativas de negócios de R$ 1,014 bilhão e atingiu a marca de mais de 44 mil visitantes. Neste ano, foram 528 expositores – entre os quais, 60 startups – de 12 estados e da China, dos segmentos metalmecânico, automação, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente.

Entre os representantes da Capital do Chimarrão, A Evaporsul chegou à quinta participação, a Multmec foi expositora pela quarta vez e a Veloce Vidros estreou na feira.

Bons resultados na Mercopar

De acordo com o sócio-proprietário da Evaporsul, Cristiano Leandro, houve um aumento na qualidade do público na edição deste ano, o que potencializou as vendas. “Em comparação com outros anos, desta vez fechamos diversos negócios já durante a feira e temos visitas agendadas com clientes nos próximos dias”, acrescenta.

A Evaporsul novamente foi a responsável pela climatização da feira, com mais de 70 equipamentos instalados. “Em torno de 30% a mais de clientes visitaram o estande, teve um volume de negociação, e se espera agora um volume de negociação pós-feira. Superou a expectativa que a gente tinha perante os anos anteriores, em 30 a 40% a mais em volumes de negócio.”

Segundo o engenheiro mecânico da Multmec, Itor da Rosa Júnior, a feira é importante para a empresa e, em especial para o BioQueima, equipamento queimador de pallets. “Prospectamos em diversos segmentos em que nossos equipamentos podem atuar. Foi uma feira muito positiva, com abertura de negócios, principalmente na Serra Gaúcha, mercado importante para nós”, afirma. Além disso, ele destaca a exposição da marca em um evento de tamanha expressão a nível nacional.

Já o sócio-proprietário da Veloce Vidros, Abner Alba, foi a primeira feira que a empresa participou e superou as expectativas. “Muito maior do que o esperado, a feira tem uma visibilidade fantástica, muitas pessoas fora do país me contataram, como Paraguai, Argentina, Bolívia, por conta dessa visibilidade que a feira tem a nível mundial. Muitos procurando o perfil de vidro curvo, que é o que eu trabalho, que é um vidro mais técnico, mais difícil de se encontrar no mercado”, detalha.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.