
“Desde pequenos o nosso pai nos incentivava nos trabalhos do escritório”. A brincadeira, entre sorrisos, é de Douglas Morsch, 44 anos, sócio-proprietário do Escritório Contábil Morsch – localizado na rua Reynaldo Schmaedecke, no Centro. Ele e o irmãos Lucas, 40, e José Augusto, 24, deram seguimento no negócio criado pelo pai, Paulo Osvaldo, 72 anos.
Atualmente, os filhos administram o escritório, enquanto o pai trabalha três dias por semana. A história remonta aos anos 1980, quando Paulo trabalhava junto ao sogro, em um pequeno escritório autônomo. “O nosso avô era fiscal do Ministério do Trabalho e o pai trabalhava junto, no mesmo prédio”, explica Douglas.
Em 1980, Paulo se formou em Contabilidade na então Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), atual Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e deu continuidade no negócio. Os filhos se formaram em Contabilidade em 2004 (Douglas), 2007 (Lucas) e 2023 (José Augusto). Desde 2007, tornaram-se sócios do escritório e o ampliaram. “Virou uma empresa limitada”, contextualiza o filho mais velho.
Tudo funciona
Segundo Douglas, o que faz o negócio dar tão certo é a parceria e a união da família. “Nos damos muito bem e por isso que tudo funciona”, acrescenta. O Escritório Morsch atende mais de 300 clientes por mês, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), e conta com 13 funcionários, além dos quatro sócios.