O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul entraram em acordo e foi definido o horário especial de abertura do comércio no fim de ano. A decisão, que abrange os municípios de Venâncio Aires e Mato Leitão, traz os dias e horários diferenciados ao longo de dezembro.
Como de costume, haverá dias que preveem o atendimento estendido até as 21h (18, 21, 22 e 23 de dezembro, além do domingo, 20). Mas, nesse caso, existe a possibilidade de as lojas terem de fechar uma hora mais cedo. Tudo depende dos números em relação à Covid nos próximos dias e da expectativa de alteração no decreto do Estado. Pelo menos até o dia 15 de dezembro, há permissão no comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário – até 20h.
“Fizemos o horário como preveem os acordos todos os anos. Mas, caso a situação não melhore, vai prevalecer a determinação do Estado e as lojas atenderão somente até as 20h”, destacou o presidente do Sindilojas, Mauro Spode.
Mesmo que a possibilidade exista, Spode acredita que isso não prejudicará nas vendas. “Acho que não será esse o problema, porque muitas lojas já se adequaram durante a pandemia, oferecendo horários ao meio-dia e nos sábados à tarde, por exemplo.”
Questionado se as restrições já vigentes podem trazer algum impacto nesta semana, na qual a maioria dos trabalhadores recebeu a parcela do 13º salário e o salário de novembro, Spode entende que não. “Esse dinheiro talvez seja usado para quitar dívidas em um primeiro momento e o comércio também acaba beneficiado.”