A Caixa Econômica Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) estão juntos em uma iniciativa para facilitar o acesso dos empreendedores a uma linha de crédito especial de R$ 7,5 bilhões, disponibilizada pelo banco e garantida pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O recurso é disponibilizado para empreendimentos da indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços.
Segundo o gestor de Atendimento do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Clóvis Glesse, a iniciativa prevê ampliar a quantidade de recursos disponíveis para empresas de pequeno porte. Podem solicitar o recurso microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas. “É uma linha de crédito que já existia, mas em função da pandemia os recursos disponíveis foram ampliados”, explica. O Sebrae vai injetar recursos do Fampe e o empresário que conseguir o empréstimo pode utilizar os valores como garantia de até 80%.
Em Venâncio Aires, são 5.487 empresas aptas a solicitar o auxílio. A solicitação pode ser feita diretamente no sites da Caixa e do Sebrae. “O empresário pode manifestar o interesse seguindo o passo a passo que consta no site, que inclui assistir a um vídeo explicativo de cinco minutos”.
SEBRAE
Glesse afirma que todas as dúvidas podem ser solucionadas com os analistas do Sebrae pelos telefones (51) 3713-3965, em Santa Cruz do Sul, e 3710-1697, em Lajeado. Atualmente, 3.433 empresas de Venâncio Aires estão vinculadas ao Sebrae. O gestor comenta que, por meio do site, os empresários encontram informações e orientações, bem como palestras e workshops online. A plataforma é um suporte para dos empreendedores passarem por esse momento de crise.