Demandas do mercado de trabalho de Venâncio Aires, as áreas prioritárias e estratégias para mobilizar a população a se capacitar estiveram entre os principais temas abordados no primeiro painel Gente & Negócios, promovido pelo jornal Folha do Mate e pela Rádio Terra FM. O debate sobre qualificação profissional ocorreu noite desta terça-feira, 27, com transmissão ao vivo pelo 105.1 FM e também em vídeo, nas páginas da Folha e da Terra, no Facebook.
Com apresentação dos jornalistas Letícia Wacholz e Daniel Heck, o painel teve a participação do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; do vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professor Rafael Henn; do diretor do IFSul de Venâncio Aires, professor Geovane Griesang; e do presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), o empresário Vilmar de Oliveira.
“A qualificação é um tema de fundo social que precisa ser trabalhada pela tríplice hélice: empresas, Poder Público e sociedade civil”, destacou Henn. Ele observou que a qualificação profissional é um problema conjuntural e social. “Não é um pequeno grupo que vai resolver, mas precisamos plantar uma sementinha. Venâncio é uma região muito trabalhadora. Precisamos acertar em alguns pontos, mas temos potencial para crescer”, salientou.
O prefeito Jarbas da Rosa lembrou que a educação é um tema fundamental para o desenvolvimento. “Nenhum país atingiu a plenitude econômica de outra maneira que não pela educação”, ressaltou, ao observar que, paralelamente à oferta de qualificação profissional, há a necessidade de investir na formação da educação básica.
O debate integra um projeto de cinco meses e que culminará com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião, em novembro. Serão, ao todo, cinco painéis, com a participação de especialistas e lideranças dos setores e segmentos que serão abordados.