Debate foi realizado na noite de terça-feira e transmitido pela rádio e pelo Facebook (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)
Debate foi realizado na noite de terça-feira e transmitido pela rádio e pelo Facebook (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Folha do Mate e Terra FM realizaram, na noite desta terça-feira, 30, o quinto e último painel do projeto Gente & Negócios, criado com o objetivo de discutir oportunidades e desafios para o futuro de Venâncio Aires. O debate, mediado pelos jornalistas Letícia Wacholz e Daniel Heck, e com transmissão pelo Facebook e pela rádio, teve como tema ‘Infraestrutura e parcerias público-privadas’. Participaram como painelistas o prefeito Jarbas da Rosa; a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer; o diretor da Haas Madeiras e vice-presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Júnior Haas; e o proprietário da FB Net, Júnior Bohn.

Durante cerca de duas horas, eles abordaram aspectos relacionados à importância da infraestrutura para o desenvolvimento da região e possibilidades a partir de projetos de parceria entre governos e o setor privado.

“O cerne da discussão de qualquer parceria público-privada é o benefício que trará para a sociedade. Acredito muito que a gestão e a agilidade que as empresas conseguem colocar nos negócios podem contribuir para levar mais infraestrutura para a sociedade. Temos isso para colaborar”, considerou Bohn.

Paralelamente, Haas lembrou que a proximidade das empresas com os locais onde atuam contribui para que os serviços sejam prestados da melhor forma e para que sejam atendidas as necessidades reais.

Ao encontro disso, o prefeito Jarbas da Rosa observou que a união dos setores público e privado pode ser muito efetiva e atender demandas, desde que com contratos com finalidades bem estabelecidas. “Temos pessoas qualificadas e as soluções, muitas vezes, estão próximas. Com transparência e finalidades bem estabelecidas, os maiores beneficiados são os cidadãos”, ressaltou.

A reitora da Unisc observou que a universidade comunitária se soma ao trabalho com poder público e setor privado, e lembrou que a instituição já atua em parcerias em várias frentes, de saúde, educação e meio ambiente. “Cada vez mais acredito na força das pessoas, no olhar para o entorno para agir. É pela educação se começa o desenvolvimento. E o novo vai estar em saber fazer junto: iniciativa privada, poder público e universidade. Estamos procurando saber fazer isso e manter essas parcerias”, enfatizou.

Revista Perfil será lançada nesta quinta-feira

O encerramento do ciclo de debates culminará com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião. A publicação será apresentada nesta quinta-feira, 2 de dezembro, durante solenidade que ocorrerá na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), às 20h.

Na noite serão entregues os troféus Valor Empresarial para as 20 maiores empresas do município por Valor Adicionado Fiscal (VAF) e para os dez destaques do comércio local. Também serão certificados os dez empreendimentos que mais contribuem com ISS, os dez maiores do Simples e os dez maiores produtores rurais.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.