Sandra e Airton: sabor caseiro é diferencial da Padaria Santa Gula (Foto: Cassiane Rodrigues)
Sandra e Airton: sabor caseiro é diferencial da Padaria Santa Gula (Foto: Cassiane Rodrigues)

Embora mais de 65% da atividade econômica do município de Passo do Sobrado seja proveniente da agricultura, o ramo de comércio, indústria e serviços está em constante crescimento e expansão nestes 33 anos de história.

O prefeito Edgar Thiesen ressalta que o município é próspero e atrativo para investimentos, o que reflete em oportunidade de emprego para a população. Ele avalia que Passo do Sobrado está em constante desenvolvimento, na indústria, estabelecimentos de comércio e serviços e no meio rural, com produtores investindo nas lavouras e superando os desafios impostos pelas condições climáticas, muitas vezes. O prefeito observa o relevo do município como uma vantagem, já que não é acidentado e não está perto de rios. “Uma terra plana que tem muito potencial de crescimento”, salienta.

Conforme dados divulgados na última publicação da revista Perfil Socioeconômico, da Folha do Mate, Passo do Sobrado conta com 139 empresas. O comércio representa 14,43% da movimentação econômica, a indústria 16,82% e os serviços 3,10%. A seguir, confira exemplos de empresas já consolidadas no município e que contribuem com o desenvolvimento de Passo do Sobrado.

“Anos atrás, as pessoas precisavam sair do município em busca de emprego, hoje temos oportunidades, as empresas buscam mão de obra, tanto na indústria como no comércio.”

EDGAR THIESEN

Prefeito

O endereço das delícias em Passo do Sobrado

Padaria tradicional localizada no Centro do município, a Santa Gula se destaca pelo toque caseiro e especial em cada item produzido, o que atrai público de toda a região. Os proprietários são Sandra Regina de Abreu e Airton Gustavo Rodrigues, que adquiriram o estabelecimento em 2017.

Anteriormente, Sandra trabalhava como funcionária da padaria, tendo passado também por outras empresas, com 14 anos de experiência no ramo. Com nove pessoas na equipe, ela coloca a ‘mão na massa’ na produção e coordena os trabalhos na cozinha, enquanto Airton é responsável pela entrega e pelo atendimento. “Um dos nossos diferenciais é a qualidade dos produtos, com sabor caseiro e artesanal, usamos o mínimo possível de industrializados, é tudo muito caseiro e feito com dedicação”, observa Sandra.

Além da comercialização dos produtos no local, com espaço de café e lancheria, a Santa Gula produz salgados e doces para eventos em toda a região. O casal de empresários acredita no potencial do município e quer continuar em constante crescimento. “As pessoas falam em abrirmos uma filial em outra cidade, mas talvez não conseguiríamos garantir a qualidade que temos. Daqui acompanhamos tudo de perto e o caminho é fortalecer cada vez mais”, acrescenta a empreendedora.

Eletrônica Silva: 33 anos e diversidade de serviços

Com 33 anos de atuação, mesmo período do município, a Eletrônica Silva cresceu e se consolidou junto com o desenvolvimento de Passo do Sobrado. O casal Paulo da Silva e Naira Maria Kist da Silva morava em Venâncio Aires e se mudou para o município alguns meses antes da emancipação para empreender.

Com serviços de manutenção de equipamentos eletrônicos em geral, a Eletrônica Silva também trabalha com instalação e limpeza de ar-condicionado, além de oferecer instalação de câmeras de videomonitoramento e realizar manutenções em aparelhos de automação nas estufas de tabaco, durante os meses de safra. “Fomos nos moldando conforme as necessidades que surgiram e a ideia é oferecer também manutenção de ar-condicionado”, afirma Paulo.

Neste ano, a equipe da loja comemora também a finalização das reformas do estabelecimento, que passa por uma remodelação geral para melhor ambiente de trabalho e para os clientes. “Acompanhamos o desenvolvimento do município e evoluímos como empresa, sempre em busca de conhecimento e melhorias”, define Naira. Enquanto a sede da eletrônica está em reforma, os serviços são realizados na garagem da casa da família, que foi onde a história da empresa começou. A expectativa é que, até o fim do mês de março, a obra seja concluída para o retorno à sede.

Paulo, Naira e Lucas comemoram melhorias na sede (Foto: Divulgação)

Referência para o produtor rural

Com nove anos de atuação em Passo do Sobrado, a Casa do Produtor está localizada em um amplo pavilhão de 650 metros quadrados na rua São José, uma das principais vias do município. Os sócios-proprietários da empresa são Rafael da Rosa e Edson Queiroz, que, depois de anos de atuação no ramo, decidiram abrir o próprio negócio. “Sempre foi um sonho e colocamos a ideia em prática. Hoje temos uma clientela fidelizada”, afirma Rafael.

A empresa trabalha com comercialização de equipamentos e máquinas, além de acessórios da linha agrícola. A empresa também oferece assistência técnica de seis marcas de equipamentos. A Casa do Produtor é revenda autorizada da marca Stihl. A localização próxima da rodovia e ligação para municípios vizinhos também possibilita vendas e assistência para fora de Passo do Sobrado. “Estamos bem localizados, Passo do Sobrado é um município promissor e existe mercado disponível para as empresas avançarem”, complementa o empresário.

Equipe da Casa do Produtor também participa de eventos (Foto: Divulgação)

Quase duas décadas em Passo do Sobrado

Com 19 anos de atuação, a Óptica Visual inovou e aperfeiçoou o atendimento ao longo dos anos, tornando-se referência no município. Moradores de Passo do Sobrado, o casal Júnior Rayher e Cássia Baierle Rayher começou com a empresa em um prédio locado e, há nove anos, está em local próprio. No início, o estabelecimento trabalhava exclusivamente com venda de óculos, relógios e joias.

Há 15 anos, a empresa agregou a venda de celulares para atender a uma demanda apresentada no município. Além da comercialização dos aparelhos, há dois anos a 1cel, empreendimento vinculado à Óptica Visual, também conta com plano próprio de telefonia com ligações e internet. Atualmente, são cerca de 500 linhas ativas no plano. “Foi uma facilidade que decidimos oferecer para que os moradores tivessem toda a assistência necessária aqui, com um plano de telefonia próprio”, afirma Cássia.

Na linha de óculos, recentemente foi investido no aparelho Visioffice para auxiliar no momento da escolha pelo cliente. A Óptica Visual é também especialista Varilux, com premiação em nível de país com a quinta colocação em vendas da lente transition, referência da marca. Há um ano, a empresa também conta com filial em Vale Verde.

Equipe da Óptica Visual: compromisso e inovação (Foto: Divulgação)

“Acompanhamos os avanços de Passo do Sobrado com o passar dos anos. É uma região boa para ter negócios, nós crescemos junto com o município”

CÁSSIA BAIERLE RAYHER

Sócia-proprietária da Óptica Visual

Comercial Weber: mais de três décadas de história

A empresa que começou como agropecuária e venda de pneus, hoje é a mais tradicional no ramo de eletrodomésticos, móveis e colchões de Passo do Sobrado. A Comercial Weber foi inaugurada há 34 anos, antes mesmo da emancipação do município. “Com o início das atividades, vimos que tinha espaço para outras coisas e fomos mudando o perfil da empresa, crescendo e investindo aqui”, afirma o proprietário, Gilberto Weber. A loja também conta com filial em Vale Verde há 20 anos.
Weber ressalta que a equipe sempre busca atender às necessidades dos clientes e está atenta às novidades. “A perseverança e fidelidade ao cliente são o que nos fizeram ultrapassar os 30 anos de história. Sempre nos mantemos em atividade, com a participação em feiras para acompanhar as tendências de mercado”, acrescenta. Ao todo, são nove pessoas na equipe, incluindo as filhas do proprietário, Cíntia e Fernanda.

A Comercial Weber acompanhou o crescimento do município e a consolidação de muitas empresas que surgiram ao longo dos anos. Weber, que foi o primeiro prefeito de Passo do Sobrado, observa que há uma renovação também no ramo de comércio e serviços, com novos empreendedores, o que é importante para o desenvolvimento. “É importante esse incentivo para que as pessoas se sintam motivadas a ficar em Passo do Sobrado e crescer com o município”, diz.

Equipe da Comercial Weber prioriza qualidade no atendimento e assistência no pós-venda (Foto: Divulgação)

Farmácia Nova em novo espaço

Em abril, a Farmácia Nova completa quatro anos de atividades. Há duas semanas, o estabelecimento mudou de local, para um espaço mais amplo, a poucos metros do antigo endereço, com objetivo de oferecer um espaço mais amplo e confortável para os clientes.

As proprietárias são Marla Renata Muller e Laise Maria Hendges da Fonseca e a equipe conta com mais quatro colaboradoras. “Nosso diferencial é o bom atendimento e o bom preço, sempre valorizando nosso cliente”, destaca Marla.

Marla destaca que a Farmácia Nova acompanha o desenvolvimento do município, que está em crescimento. “O município vem crescendo muito, tanto como centro quanto interior. Como vieram algumas indústrias, empregos foram gerados, e é muito gratificante ter comércio onde fomos criados desde crianças, cidade onde nascemos e crescemos”, observa.

Farmácia Nova inaugurou nova sede no início de março (Foto: Divulgação)