Perspectivas positivas na área econômica em 2020

-

Durante a reunião-almoço promovida pela Câmara do Comércio, Indústrias e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) e Sicredi VTRP, ontem, 15, o economista Pedro Ramos apresentou boas perspectivas econômicas para o próximo ano no Brasil.

Segundo ele, pesquisas apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve aumentar 0,7% neste ano e 2,5% em 2020. “Esse é maior desafio: fazer o Brasil voltar a crescer”, diz.

O ajuste das contas públicas é uma das medidas que devem ser feitas para a retomada do crescimento, para se ter mais estabilidade e cessar a montanha russa constante no mercado financeiro. Outra proposta é melhorar o ambiente e criar oportunidades. De 2013 a 2018, foram R$ 1,6 trilhão de aumento da dívida brasileira.

A inflação também deve aumentar no próximo ano. Ramos destaca que, desde 2017, o índice está extremamente baixo. Com tantas empresas fechando, a demanda ficou fraca.

Em 2019, o aumento deve ficar em 3,1% e se prevê que no próximo ano seja 3,7%. A taxa de juros deve ficar em 4% no próximo ano. “Teremos sim uma recuperação, mas será gradual. Ela é lenta e não é liderada pelo setor público”, explica.

Para isso, de acordo com ele, se torna indispensável a reforma previdenciária e tributária e o aumento da confiança das empresas para expandir os negócios.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido