Venâncio Aires - A Prefeitura de Venâncio Aires publicou na quarta-feira, 24, decreto que reajusta a Unidade Padrão Municipal (UPM) para o exercício de 2026. O valor, que aumenta anualmente, passa de R$ 7,20 para R$ 7,51. A secretária da Fazenda, Fabiana Keller, explica que a UPM é um indicador financeiro que serve para corrigir tributos e outros créditos cobrados pelo Município.

“A transparência na divulgação do novo valor da UPM é importante para que o cidadão possa entender como o cálculo é feito, ganhando clareza sobre o que está pagando. Seja no IPTU e outros tributos, demais dívidas e parcelamentos de débitos, a UPM é a régua que padroniza essas cobranças. Isto significa que o valor do imposto é convertido em unidades e depois reconvertido para reais com o valor atualizado daquele ano”, explica.

A UPM tem por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), equivalente a 4,33% na previsão acumulada de janeiro a dezembro de 2025, com base no Relatório Focus do Banco Central. O decreto que estabelece o valor para 2026 foi publicado no dia 24 de dezembro de 2025 e entra em vigor no dia 1º de janeiro. “O objetivo da legislação é garantir que o valor do tributo não se perca no tempo devido à inflação, mas também que esse reajuste seja justo e previsto com antecedência para que todos possam se planejar financeiramente. A publicação antecipada em dezembro serve justamente para que o contribuinte não seja pego de surpresa no início do ano”, finaliza a secretária.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura