Prefeitura vai adquirir área para atender a demanda de empresas

-

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, enviará para a Câmara de Vereadores, nos próximos dias, um projeto de lei pedindo autorização para a contratação de um financiamento no valor de R$ 1,2 milhão. O montante será investido na compra de uma área, na área urbana, que será destinada à instalação de empresas de pequeno e médio porte. A intenção da Administração é encontrar algum terreno próximo do Distrito Industrial já existente, para ampliar a referência. Mas outras áreas estão em análise.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, ressalta que a maior demanda da pasta, neste momento, é de terrenos de até 2,5 mil metros quadrados, por isso as empresas preferem não se instalar no novo Distrito Industrial, em Vila Estância Nova. “Estamos de olho em algumas áreas, vamos comprar uma delas. Pensamos em torno de cinco a sete hectares. Aí vamos dividir em uns 15 lotes, mais ou menos, para que possamos ter uma espécie de mini distrito”, explica ele.

Battisti estima que, em cada lote, será possível construir pavilhões de até 1,5 mil metros quadrados e, o restante da área, ficará para circulação e manobras de veículos e caminhões. “A maior demanda que nós temos é deste tipo de pedido”, reforça. O secretário diz que cinco empresas já manifestaram interesse em relação à iniciativa e estão no aguardo do avanço do processo para apresentarem suas cartas de intenções oficialmente. Metalurgia e calçados são dois dos ramos em que as empresas interessadas atuam.

NOVA FRENTE

O prefeito Jarbas da Rosa lembra que a aposta em mini distritos não configura “abandonar o nosso projeto para o novo Distrito Industrial”, em Vila Estância Nova. Conforme ele, é uma nova frente de trabalho pelo desenvolvimento de Venâncio Aires. “São áreas e demandas diferentes, por isso estamos buscando este valor para investimento. Com esta primeira iniciativa, esperamos ter lotes à disposição por um bom tempo”, diz. Jarbas espera que, até o fim do ano, pelo menos três empresas estejam instaladas e em funcionamento na nova área que será adquirida pelo Município. “Estamos confiantes”, finaliza.

Mini distritos

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, afirma que, após a implementação desta primeira iniciativa, a intenção do Município é trabalhar para a consolidação de outros mini distritos pela cidade. “Já vimos lotes na Bela Vista e no Aviação”, comenta.

Ele ressalta a importância de distribuir os mini distritos em diferentes pontos do município. “Temos que pensar a questão da mão de obra. Não precisamos colocar toda a população para um mesmo lado da cidade, se podemos proporcionar que tenham seu trabalho mais perto de casa”, analisa.

O perfil dos funcionários destas empresas também dificulta a instalação no novo Distrito Industrial, em Vila Estância Nova. Em virtude da necessidade de um deslocamento mais longo, há o risco de perda de mão de obra. Por isso, o interesse em um espaço na área urbana da Capital do Chimarrão.

“Eu vejo a compra desta área como um agricultor adquirindo um saco de sementes: é plantar para colher.”
NELSOIR BATTISTI
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido