
A energia fotovoltaica segue como a prática sustentável mais adotada pelos contribuintes que aderiram ao IPTU Verde 2025. É o que aponta o relatório finalizado pela comissão responsável, indicando que a medida superou as demais ações previstas no programa e manteve-se como a principal escolha entre os pedidos.
De acordo com a coordenadora de arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda e integrante da comissão, Cleni Becker Schabbach, neste ano, foram 767 requerimentos finalizados, um crescimento de 60,5% em relação a 2024, quando o programa recebeu 478 pedidos. “A partir da descrição das práticas ambientais adotadas nos imóveis, os requerimentos totalizaram 2.049 itens solicitados, já que cada inscrição pode contemplar mais de uma prática sustentável. Em 2025, portanto, o número de ações ambientais registradas pelos contribuintes aumentou de forma significativa”, revela.
O destaque ficou novamente para o sistema fotovoltaico, presente em 560 solicitações (73,0% do total). No ano anterior, haviam sido 336 pedidos, o que representa um aumento de 66,7% nesta modalidade.
Outros itens bastante procurados foram calçadas com acessibilidade (464), arborização (442), composteiras (397) e captação da água da chuva (186). Até o momento, 192 requerimentos já passaram pela avaliação da comissão e foram aprovados.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)