Cury já passou pelos palcos de eventos como South Summit e Gramado Summit (Foto: Julia Glara)
Cury já passou pelos palcos de eventos como South Summit e Gramado Summit (Foto: Julia Glara)

Especialista em Inovação na Fruki Bebidas e conselheiro da Associação de profissionais de Design (Apdesign), Rodrigo Cury construiu sua trajetória unindo design, sustentabilidade e estratégia. Com mais de 10 anos de experiência e mais de 120 palestras realizadas, ele será um dos painelistas do evento Contexto ESG (ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, traduzido em português para Ambiental, Social e Governança). A iniciativa é uma promoção da Folha do Mate e da Terra FM em parceria com a Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e ocorre no próximo dia 25, no Clube de Leituras de Venâncio Aires.

Formado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pós-graduado em Sustentabilidade & ESG pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Cury já liderou projetos de impacto positivo em diferentes áreas e levou sua experiência a palcos como o South Summit e o Gramado Summit, sempre conectando pessoas, ideias e ações ligadas à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

No evento, o especialista vai compartilhar cases da Fruki Bebidas e refletir sobre o papel da inovação na jornada ESG. “Vou contar como a inovação tem influenciado essa caminhada numa visão abrangente e sistêmica, além de abordar como a cultura organizacional e a liderança podem impulsionar iniciativas ligadas à sustentabilidade”, antecipa. Segundo ele, os insights podem ser aplicados tanto em grandes empresas quanto em pequenos negócios de impacto, que transformam desafios em oportunidades.

Os ingressos para o Contexto ESG estão disponíveis pela plataforma Sympla (acesse o link para comprar). O encontro inicia às 8h15 e consiste em uma manhã de palestras e debates sobre o tema, com foco no compartilhamento de experiências e incentivo para que mais empresas adotem práticas ESG.

Confira a seguir a entrevista que realizamos com Rodrigo Cury:

Folha do Mate: Quais as principais temáticas você abordará durante o evento promovido pela Folha do Mate e Terra FM?
Rodrigo Cury: Durante o evento, trago algumas dicas e experiências de quem já empreendeu negócios de impacto positivo e hoje atua com inovação em grandes marcas e como empresas podem acelerar suas iniciativas ESG com foco em estratégias de inovação. Através de exemplos práticos, vou demonstrar como a cultura de inovação influencia na geração de resultados e o pensamento sustentável. Apresentarei dicas de como a criatividade e o papel da liderança são grandes direcionadores do sucesso de soluções mais responsáveis e eficientes. A ideia é mostrar que a inovação, quando conectada fortemente com a estratégia e sustentabilidade, gerar valor, reduz riscos e impulsiona o desenvolvimento, numa visão abrangente e holística.

Por que este é um tema importante para ser discutido? Qual a importância das empresas voltarem a atenção ao tema ESG?
A discussão sobre a evolução da agenda ESG e do significado da sustentabilidade no mundo dos negócios reflete uma profunda transformação no mundo que vivemos e nas expectativas da sociedade e do mercado com relação ao papel das empresas e dos governos no desenvolvimento social. Consumidores estão cada vez mais conscientes, regulamentações se tornam mais rigorosas e o mercado de capitais tem demonstrado que empresas com forte desempenho em sustentabilidade são mais perenes. Ignorar essa tendência e não atualizar a compreensão sobre sustentabilidade e conceitos correlacionados é arriscar a relevância das marcas e a competitividade dos negócios longo prazo.

Quais os principais benefícios que as estratégias ESG trazem para as empresas? E para a sociedade como um todo?
É fundamental ressaltar que o termo ESG nasce no mundo financeiro. Ele surgiu como uma forma de avaliar fatores “não financeiros” (ambientais, sociais e de governança) que, embora externos à contabilidade tradicional, têm um impacto direto e significativo na performance, nos riscos e na sustentabilidade de longo prazo de um negócio. Ou seja, empresas atentas a esses fatores são mais perenes, minimizando riscos de investimentos – isso impacta tanto em shareholders, quanto no acesso a crédito. Essa perspectiva posiciona os fatores ESG como algo estratégico e fortemente conectado ao potencial de resultado dos negócios no longo prazo, indo além do do conceito de “responsabilidade social corporativa”.
Promover as práticas ESG dentro de uma empresa é entender o cerne do negócio e otimizar o uso de recursos, é garantir transparência e que todas as partes interessadas tenham voz. Com isso, todos saem ganhando. Para a sociedade, as práticas ESG das empresas resultam na redução do impacto ambiental, cidades mais limpas, menos emissões atmosféricas, melhor gestão de resíduos e, talvez o mais importante, promovem a cultura do consumo consciente. Empresas levam em consideração seus impactos na sociedade, promovem o desenvolvimento. Em última análise, a atenção das empresas aos temas ambientais, sociais e de governança é o motor do futuro mais sustentável, equitativo e próspero para todos, alinhando o sucesso dos negócios ao bem-estar coletivo.

Conte-nos como a inclusão desse tema na pauta da Fruki Bebidas trouxe mudanças no dia a dia e sobre os negócios.
A jornada ESG da Fruki Bebidas vai além de pressões ou expectativas de mercado, os temas ligados à sustentabilidade estão integrados na cultura organizacional. Isso faz toda a diferença. A cultura de valorização das pessoas e das suas famílias, com foco no cuidado, tem reflexo em todas as decisões do negócio, e também incentiva que cada profissional contribua para um ambiente de trabalho positivo. Isso reflete nas práticas ESG. Inovação e sustentabilidade não estão isoladas em uma área específica, mas permeiam o negócio como um todo. Quando todos se sentem co-responsáveis pela sustentabilidade, surge um ambiente fértil para inovação sustentável. Na Fruki, a promoção de práticas sustentáveis e a busca por soluções inovadoras são atribuições de todos os mais de 1.200 profissionais, em todos os níveis da organização.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.