
No próximo dia 25, o Clube de Leituras de Venâncio Aires será palco do Contexto ESG, evento promovido pelo jornal Folha do Mate e pela rádio Terra FM em parceria com a Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade. A manhã de palestras e debates visa compartilhar experiências e incentivar empresas a adotarem práticas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança). Entre os palestrantes confirmados está o superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi, Romeo Balzan, que trará ao público uma reflexão sobre a conexão do tema com o cooperativismo e exemplos de práticas adotadas pela instituição financeira, com foco especial no impacto social.
Com mais de 20 anos de trajetória na Sicredi, Balzan lidera a área responsável por iniciativas de educação financeira e cooperativista, desenvolvimento de lideranças e apoio a projetos de impacto social que beneficiam milhões de pessoas em todo o Brasil. Ao longo da carreira, esteve à frente de projetos nacionais estratégicos, como a operação de consórcios, o rebranding da marca Sicredi, a migração da Central Nordeste para o sistema Sicredi e a estruturação da estratégia de sustentabilidade sistêmica na instituição financeira.
Balzan é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Finanças Empresariais e MBA em Marketing com ênfase em Gestão Empresarial, ambas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS), além de especialização em Governança pelo ISE Business School e pós-graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
ESG PARA TODOS
Durante a palestra, Balzan deve destacar que o ESG não é restrito a grandes corporações e deve estar no radar de todas as empresas. Ele ressalta que a adoção dessas práticas representa uma transformação na forma de gerir negócios: “Se antes o sucesso empresarial era medido exclusivamente pelos resultados econômicos, hoje outras dimensões passam a integrar a equação, especialmente para empresas que desejam ser perenes, competitivas e relevantes para a sociedade”, comenta.
Para o palestrante, inserir ações de ESG no dia a dia da empresa faz toda a diferença entre ser escolhido ou ignorado pelo consumidor e, segundo ele, não é preciso começar com grandes iniciativas. “Comece pequeno e vá evoluindo, como por exemplo: implementar a gestão de resíduos, oferecer boas condições de trabalho, demonstrar uma preocupação genuína com o desenvolvimento sustentável e gerar impacto positivo no território onde a empresa atua”, observa.
Ingressos disponíveis
O evento Contexto ESG é voltado a empresários, lideranças, gestores públicos, representantes de entidades, além de profissionais e estudantes das áreas de gestão, meio ambiente, inovação e responsabilidade social. Os ingressos já podem ser adquiridos de forma online pela plataforma Sympla (clique aqui para comprar). O investimento é de R$ 150 mais taxa da plataforma, valor que dá direito à programação completa, que ocorre a partir das 8h15min e inclui recepção, coffee break e encerramento com almoço.
Programação
• Abertura: ESG como tendência e oportunidade para as organizações, com Lídia Schwantes (Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade).
• Palestra Cooperativismo e ESG: atitudes que inspiram e transformam, com Romeo Balzan (Superintendente de Cooperativismo do Sicredi).
• Painel de debates ESG Aplicado, com mediação do jornalista Daniel Heck, da Folha do Mate e Terra FM. Cases confirmados: Júnior Haas, da Haas Madeiras, e Rodrigo Cury, da Fruki Bebidas.