
Santa Cruz do Sul sedia, nesta quinta-feira, 23, o Rota Fiergs, evento voltado para a discussão do setor industrial de forma regionalizada. A programação é uma novidade da presidência de Claudio Bier, que propôs dividir o Rio Grande do Sul em 10 regiões e levar a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) a cada uma delas ao longo do ano. Desta vez, esteve em evidência o Vale do Rio Pardo, que conta com 23 municípios, entre eles, Venâncio Aires.
“A Fiergs precisava sair do seu castelo e vir até a ponta. Nós fizemos um levantamento e concluímos que temos 52 mil empresas no estado. Dessas, 95% delas têm até 50 funcionários. Então a gente se deu conta que esse era o público que precisava ser atendido, essas indústrias menores que não tinham nenhum acesso até nós”, explicou Bier. Segundo dados da entidade, a região conta com 1.700 indústrias.
O objetivo do Rota Fiergs é promover um debate com representantes da entidade, lideranças empresariais, sindicatos e gestores públicos e definir, junto a esses grupos, cinco demandas principais para que a entidade possa, com a força política que tem, interceder junto aos órgãos competentes. O Vale do Rio Pardo é a sétima região visitada.
Cenário em Venâncio
Em contato com a reportagem, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, reconheceu o avanço que o setor industrial teve na cidade com a inauguração Centro de Formação Profissional Senai Frederico Closs, no bairro Aviação, inaugurado em fevereiro deste ano. Além disso, pontuou que o segmento ainda pode avançar, em especial por conta dos desafios logísticos que o escoamento da produção pelas rodovias RSC-287 e RSC-453 passa.
Enquanto a primeira, no trecho de Vila Mariante, ainda aguarda o início das obras de duplicação, a segunda está em fase de preparação para a concessão. “Hoje elas são um gargalo para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Parque e do Taquari. E Venâncio Aires, inserido bem ao centro deste processo, depende muito dessas duplicações”, afirmou.
O evento segue até o final da tarde, quando serão divulgadas as cinco demandas.