Sindicato projeta safra mais curta nas indústrias de tabaco

-

A maioria dos contratos em indústrias de tabaco tende a se encaminhar para o fim na metade do ano. Essa é a projeção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa). “A tendência é de que em junho a maioria das empresas já tenha todo o tabaco processado e mais de 80% dos contratos devem ser encerrados ainda neste mês”, estima o presidente do Novo Stifa, Gualter Baptista Júnior, que também preside a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo).

Segundo ele, com as chuvas de setembro e novembro de 2023, que impactaram muitas lavouras, já havia expectativa de um volume menor. “As empresas começaram a comprar tabaco mais cedo e também a contratar mais cedo. Houve uma grande concentração de trabalhadores, algo acima da média, já em janeiro. Em abril, muitas indústrias já tinham comprado praticamente tudo, sendo que em outros anos, estavam na metade da compra.”

Para Gualter Baptista Júnior, haverá dificuldade a partir de agora quanto a essa mão de obra que sai das tabacaleiras. “Vai ser difícil o encaminhamento, porque muitas empresas que iriam ou poderiam absorver essa mão de obra também foram impactadas de alguma forma na enchente.”

Para toda a região, conforme o Novo Stifa, foram cerca de 13 mil contratações em 2024, considerando efetivos e safreiros.

SindiTabaco

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, também entende que há duas situações que interferem no processamento do tabaco neste ano: uma safra menor em volume e uma comercialização muito rápida pelos produtores. “No final de abril, a maior parte do tabaco estava comprada. Isso naturalmente impacta no período de beneficiamento do produto. Mesmo assim, teremos empresas que finalizarão seus processos em julho e agosto.”

Previsão de encerramento do beneficiamento nas empresas

• Tabacos Marasca – fim de julho

• Alliance One – fim de agosto

• China Brasil Tabacos – setembro

• Philip Morris Brasil – semana do dia 20 de agosto

• JTI – meados de agosto

• Universal Leaf – fim de agosto

• Brasfumo – já encerrou em 28 de maio

• BAT Brasil – a reportagem não teve retorno

• CTA – sem definição



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido