Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir de amanhã, 6, passa a valer a taxação de 50% sobre uma série de produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A ordem executiva que estabelece a nova alíquota foi assinada pelo presidente Donald Trump na última quarta-feira, 30.

Apesar de listar quase 700 produtos que ficarão isentos da nova taxa, a medida mantém a tarifa de 50% sobre itens estratégicos da pauta brasileira, como o café e a carne bovina, e também sobre o tabaco, produto de relevância para a economia local e regional. Além disso, o Brasil segue com o maior percentual tarifário entre os países afetados.

Em meio à tensão comercial, cresce a expectativa por uma eventual conversa entre os presidentes dos dois países. Na sexta-feira, 1, ao ser questionado por uma jornalista da TV Globo sobre a possibilidade de diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump respondeu: “Lula pode falar comigo quando quiser”.

Lula, por sua vez, afirmou no domingo, 3, que é preciso cautela. Disse que não pretende expor tudo o que pensa sobre os atuais atritos com os EUA, mas reforçou que irá negociar e defender a soberania brasileira sem demonstrar medo. Segundo o presidente, há um limite para o confronto com os americanos.

Ainda não há confirmação sobre quando ou se a conversa entre os líderes vai ocorrer.

Pronunciamento em rede nacional

Com a entrada em vigor das tarifas prevista para amanhã, o presidente Lula deve se pronunciar em rede nacional de rádio e televisão também na quarta-feira, conforme apuração da CNN Brasil. A gravação do discurso está marcada para hoje e deve abordar o posicionamento do governo brasileiro diante das sanções impostas pelos Estados Unidos.

Imagem Padrão
Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.