
Serão três representantes da Capital Nacional do Chimarrão com estandes na Mercopar 2025, considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, que ocorre entre os dias 14 e 17 de outubro, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Evarposul, Multmec e Veloce Vidros foram selecionadas e assinaram, na manhã de ontem, o repasse de recursos junto à Prefeitura de Venâncio Aires para participar da feira.
O apoio ocorre após o edital de Chamada Pública realizado pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A Administração subsidia os custos de locação do espaço físico do estande das empresas selecionadas, como forma de estimular a participação de empresas locais em feiras setoriais, incentivar a promoção de negócios, a abertura de novos mercados e a visibilidade de Venâncio Aires no cenário da inovação industrial.
Segundo o titular da pasta, Marcos Hüttmann, levar empresas para a Mercopar oportuniza novos negócios e as coloca na vitrine do mercado. “Temos essa lei de incentivo para empresas para participarem de feiras setoriais e este é o momento para elas expandirem os negócios”, destaca.
Os empreendedores também podem participar da Missão Empresarial promovida pelo Sebrae para visitar a 34ª Mercopar. As missões ocorrerão nos dias 14, 15 e 16 de outubro, com embarques em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado, proporcionando uma experiência completa de networking, acesso a inovações e novas oportunidades de negócios.
A feira
A Mercopar é a maior feira de inovação industrial da América Latina e acontece anualmente em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, realizada pelo Sebrae-RS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). São mais de 500 expositores confirmados na Mercopar 2025.
Um dos atrativos é a programação de conhecimento: palestras, painéis, fóruns e pitches gratuitos com especialistas renomados em três palcos e dezenas de atividades. Haverá atrações como o Fórum da Cadeia Automotiva, debates sobre a reforma tributária e o futuro da indústria e muita inovação, com painéis sobre inteligência artificial nos negócios, automação da indústria 4.0 e sustentabilidade aplicada aos negócios, entre outros temas.