Época é considerada fundamental para o setor (Foto: Cristiano Rosa/Agência Traço D)
Época é considerada fundamental para o setor (Foto: Cristiano Rosa/Agência Traço D)

Venâncio Aires - Depois de um fim de semana com horários especiais no comércio por conta das vendas de Natal, a população ainda terá esta terça-feira, 23, com atendimento até a noite, para garantir as últimas compras em Venâncio Aires. Seguindo a sugestão da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), os estabelecimentos vão funcionar até as 21h.

No entanto, como não há acordo coletivo entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários (Sindicomerciários), cada empresa pode escolher o período de abertura – desde que respeite as leis trabalhistas.

Após terça, o comércio ainda vai abrir na quarta-feira, 24, véspera de Natal. De acordo com a Caciva, o funcionamento é até as 17h.

Campanha Viva o Natal

Para aquecer as vendas no comércio local, a Caciva também promove a campanha Viva o Natal, que realizou, nas últimas semanas, três sorteios de vales-compras entre consumidores que fizeram compras em Venâncio Aires, em lojas associadas à entidade. Há ainda um último agendado para o dia 30, com 20 cupons a serem entregues aos sortudos. Ao todo, desde o início, a iniciativa premia os vencedores com R$ 65 mil.

Pesquisa do Sindilojas

Dados de um levantamento sobre intenção de compras realizados pelo Sindilojas-VRP indicam que o vestuário deve liderar as vendas de Natal, com 61,1% dos consumidores procurar por produtos desta categoria. Na sequência aparecem brinquedos (46,6%), calçados (14,7%), perfumes e cosméticos (10,5%) e acessórios (10,3%).

Outros números que fortalecem o otimismo no comércio local se justificam pela preferência de compra para os clientes. Para 61,6% deles, a referência são as lojas de rua. As de internet aparecem com 26,2% e dos shopping centers constam com 23,1%. A repetição da compra no mesmo estabelecimento também se mantém forte, já que 65,7% dos entrevistados afirmam que pretendem retornar à loja onde compraram no ano anterior. “Esse comportamento demonstra a confiança do consumidor no comércio local e no relacionamento construído com o cliente ao longo do ano”, avalia o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.

*Com informações de Assessoria de Imprensa Sindilojas-VRP

“O domingo foi importante para o setor. Apesar das condições climáticas, houve movimento nas lojas, o que reforça a percepção de que muitos consumidores estão concentrando as compras nos últimos dias”

MAURO SPODE
Presidente do Sindilojas-VRP

Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.