Ela, policial militar. Ele, farmacêutico. Juntos, construíram mais do que uma relação de amor, família e uma vida juntos, mas também o desejo de empreender e criar um novo recanto turístico perto de casa.
Carla Sibere Alves de Oliveira, 47 anos, se aposentou neste ano depois de mais de 20 anos de atuação na Brigada Militar. O marido, Francisco de Vasconcelos Souza, 38 anos, é farmacêutico e trabalha há 14 anos no estabelecimento próprio em Venâncio Aires. O casal se conheceu em Gramado Xavier, quando Carla foi cobrir as férias de um colega no município e Francisco – que é natural de Encruzilhada do Sul – morava no município.
Depois de um longo período de atuação nas profissões escolhidas e viagens para turismo em diferentes lugares do país, o casal resolveu transformar um espaço no interior de Mato Leitão em um recanto, com referências e charme de cada lugar que conheceram, dentro e fora do Rio Grande do Sul. “O desejo de investir no turismo surgiu com as nossas viagens, fomos estruturando o espaço aos poucos, sempre com foco no atendimento personalizado e acolhedor”, enfatiza a empreendedora.
Há aproximadamente 10 anos, o casal comprou uma área em Linha Santo Antônio. Aos poucos, estruturaram o espaço, com plantio de árvores e criação de aves e, há três anos, construíram um quiosque, onde começaram a servir fondue aos finais de semana no inverno. Em 2020, passaram a oferecer também café colonial. O nome escolhido para dar ao ponto turístico foi Parque Bellevue, que significa “bela vista” em francês. A família de Carla tem descendência da França.
Para fomentar a visitação ao local também durante o verão, está em fase de conclusão a obra de uma piscina de 400 metros quadrados. O espaço já contava com uma piscina menor e, com a novidade, a intenção é atrair grupos de pessoas para confraternizações e para aproveitar a natureza.
Pela referência de Gramado, foi instalada uma fonte dos desejos. A intenção é que, futuramente, seja sugerido que as pessoas façam seus pedidos e coloquem uma moeda na fonte. O dinheiro arrecadado será revertido em doações a entidades beneficentes, como a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires. “É uma das coisas que queremos implantar. Com o tempo vamos colocando em prática as ideias e adequando o espaço para receber os visitantes da melhor forma”, declara Carla. O local também conta com um espaço para colocação de redes, onde o visitante pode contemplar a natureza na sombra, ao lado de um lago com peixes.
Casinhas de madeira que são ligadas por uma ponte são diversão das crianças. “Já recebemos visitantes de diferentes municípios. Muitos vêm conhecer depois de ver as placas na rodovia e outros descobrem pela internet”, comenta Francisco. Para suprir a demanda de hospedagem, a pedido de muitos visitantes, o próximo passo é construir nove cabanas para receber os turistas. “A ideia é criar um espaço romântico com ofurô, lareira e sacada para contemplar a vista. Queremos criar um ambiente encantador e aconchegante como Gramado”, comenta Carla.
MUDANÇA
Carla conta que a mudança foi radical, mas as escolhas trouxeram muita felicidade. Depois da rotina corrida do dia a dia como policial, a calmaria no parque e os desafios como empreendedora de uma nova área de atuação a trouxeram uma realização pessoal que não imaginava anos atrás. Além de pensar em cada detalhe para agradar o público, ela também atua diretamente na cozinha, na preparação dos pratos que atraem os visitantes. “Eu sempre gostei da cozinha, muita coisa eu faço”, comenta a empreendedora, que na infância morou no interior de Venâncio Aires. Para aprender mais receitas e técnicas, Carla participa de um curso de Cozinha Industrial, em Santa Cruz do Sul.
“Hoje estou no paraíso. Apaixonada por essa minha nova rotina.”
CARLA SIBERE ALVES DE OLIVEIRA
Empreendedora