Diante da expansão que vem ocorrendo nos últimos anos e da necessidade de ampliar a capacidade de processamento e armazenamento da produção de tabaco, a empresa UTC Brasil (UTCB) anuncia que irá transferir a planta industrial para o município de Santa Cruz do Sul, a partir da safra 2022. A informação foi oficializada em comunicado emitido pela empresa na terça-feira, 16.
Há oito anos instalada às margens da RSC-287, a UTC Brasil ocupa a sexta posição entre as maiores empresas do Venâncio Aires, conforme os rankings de faturamento e Valor Adicionado Fiscal (VAF) divulgados pela Revista Perfil Socioeconômico, uma publicação da Folha do Mate.
O acordo para aquisição da área já foi assinado, porém, a mudança das operações será feita apenas após o fim da safra 2021, previsto para setembro, para operação a partir do ano que vem. A partir da próxima safra, a indústria do ramo tabacaleiro irá se instalar no Distrito Industrial da cidade vizinha, em uma planta industrial pronta para as atividades de processamento de tabaco. Conforme o diretor-presidente da UTC Brasil, Carlos Eduardo Genehr, a mudança da operação também garantirá maior flexibilidade operacional e melhoria da qualidade de produtos e serviços. “A mudança da planta industrial foi uma oportunidade de mercado que surgiu e nos garantirá uma estrutura de porte muito maior do que a atual. Esta é a segunda safra que estamos sentindo dificuldades operacionais. O nosso espaço físico não permite mais acomodar nosso volume de produção ”, frisa.
Sede em Venâncio
Segundo Genehr, tanto o processamento quanto as atividades administrativas serão centralizados na nova unidade. Com relação à estrutura em Venâncio Aires, Genehr antecipa que a empresa ainda estuda as possibilidades, que são: a disponibilização para venda, locação ou até utilização como depósito de produto acabado, a depender da situação de mercado.
“Somos gratos pelo tempo e pela forma que a cidade de Venâncio Aires nos acolheu. A empresa vem crescendo bastante e se deparou com uma dificuldade de trabalhar com a estrutura atual, por isso, a mudança é necessária.”
CARLOS EDUARDO GENEHR –
Diretor-presidente da UTC Brasil
Empregos
Em 2020, a média de empregos da UTCB foi de 130 colaboradores efetivos e 467 temporários. Destes, pouco menos da metade são de Venâncio Aires. Conforme Genehr, todos funcionários serão convidados a permanecer integrando a equipe na nova unidade.
Incentivo
Em dezembro de 2020, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou incentivo econômico à empresa UTC Brasil. O benefício prevê restituição de 50% do ICMS da parcela do Município pelo período de cinco anos (2021 a 2025).
Como o benefício depende de uma contrapartida da empresa – a ampliação do faturamento –, mas ocorrerá a mudança para Santa Cruz do Sul, a direção da UTC Brasil avalia a possibilidade de manter o faturamento no município e, desta forma, usufruir do benefício aprovado. De acordo com a empresa, o benefício fiscal foi autorizado pelo Legislativo Municipal antes da negociação da aquisição da nova unidade.
Relação com a Municipalidade
A transferência das atividades da empresa repercutiu nos últimos dois dias, colocando em discussão, inclusive, o papel do Poder Público municipal na manutenção da empresa no municípios. Conforme o diretor-presidente da empresa, tanto a Administração Municipal anterior, comandada pelo ex-prefeito Giovane Wickert, quanto o governo atual, do prefeito Jarbas da Rosa, não deixaram de atender e se preocupar com as demandas da UTCB. “Foi feito o que era possível e não estava nas mãos deles resolver isso. Precisávamos de uma estrutura que não teria em Venâncio e lá encontramos uma oportunidade, uma estrutura própria para operação de tabaco”, destaca.
Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, logo que assumiu a Administração, em janeiro, ele o o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti, se reuniram com a direção da empresa para discutir possibilidades de incentivo e manutenção da empresa, no município. Porém, conforme o prefeito, os encaminhamentos para um novo local já estavam em andamento. “Há pelo menos dois anos a empresa trabalha na possibilidade de se mudar para outro local pela falta de espaço no endereço atual”, observa. Ainda, segundo o chefe do Executivo, o Município voltou a se colocar à disposição, inclusive indicando novas áreas, mas a área de Santa Cruz já conta com uma planta industrial adequada para uma empresa do setor tabacaleiro. “Nossa parte a gente fez. Não ficamos parados. Agora, vamos acompanhar para a que empresa possa manter atividades aqui e realizar as transações de faturamento no nosso município por, pelo menos, os próximos cinco anos”, ressalta.
Saiba mais sobre a UTC Brasil
- A UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda. atua no beneficiamento e exportação de tabaco dos tipos Virgínia, Burlei e Orgânico para os mais diversos países.
- A empresa possui uma unidade em Santa Cruz do Sul, localizada na BR-471 – Km 121,8 – bairro Várzea, que é utilizada como depósito de produto acabado. Além disso, conta com uma Unidade de Compra em Itaiópolis (SC).
- Atualmente, duas companhias internacionais detêm o controle da UTC Brasil, as empresas Contraf-Nicotex-Tobacco GmbH, da Alemanha, e United Tobacco Company, dos Estados Unidos.
- Com essa alteração, a relação com os empregados e com os produtores de tabaco segue da mesma forma. A estrutura societária da empresa também segue igual.
LEIA MAIS:
UTC Brasil anuncia mudança da planta industrial para Santa Cruz do Sul