A Venax Eletrodomésticos comemora nesta sexta-feira, 1º, o aniversário de 35 anos. Com cerca de 420 funcionários, a indústria trabalha com linha de fogões e de refrigeração, com vendas para todo o país e realiza exportação para países vizinhos. Em 2018, foi a 9ª empresa com maior Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Venâncio Aires.
Conforme o diretor da empresa Walter Bergamaschi, a data de início das atividades foi pensada “propositalmente para ser comemorada no Dia do Trabalho.” Ele lembra que, quando adquiriu a empresa, ficou alguns meses organizando o local, então decidiu abrir ela no dia 1º de maio, mesmo sem expediente, para simbolizar a data. “Sabia que seria uma empresa que sobreviria com muito trabalho, por isso quis inaugurar nessa data”, argumenta Bergamaschi.
Ao longos desses anos, ele comenta que a empresa passou por altos e baixos. Chegou a ter em torno de 900 funcionários, quando exportava para mais de 40 países. “Era uma época que a indústria era incentivada. Com o passar dos tempos, tivemos que nos readequar ao mercado.” Também comenta que coisas boas aconteceram. “Nos últimos anos, a tecnologia nos ajudou a inovar nos produtos, isso é muito bom.”
“Fizemos produtos que os clientes demandam, por isso estamos sempre em evolução.”
WALTER BERGAMASCHI
Diretor da Venax
Momentos difíceis também fazem parte da história da indústria. Bergamaschi relembra que, em 2003, a empresa foi atingida por um incêndio. “Estávamos com tudo pronto para começar implementar a linha de refrigeração e tivemos um incêndio que atingiu quase metade da empresa. Mas conseguimos nos reerguer”, comenta.
Entre tantas mudanças, surgiram novos produtos. No início, a Venax produzia apenas fogão a gás, depois implementou fogão a lenha e, hoje, tem a parte de refrigeração como a linha mais procurada da empresa. “Fizemos produtos que os clientes demandam, por isso estamos sempre em evolução”, salienta. O diretor diz que a cervejeira é o produto mais requisitado da empresa. “Juntamos praticidade, beleza e utilidade para fazer uma cervejeira e deu certo.”