A Venax Eletrodomésticos Ltda criou um equipamento para esterilizar máscaras, objetos hospitalares e outros itens. O produto, que está há cerca de um mês sendo desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa, será testado pela primeira vez, nesta semana, em parceria com o Hospital de Santa Cruz do Sul e laboratório de infectologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
De acordo com a diretora da Venax, Fabiana Bergamaschi, a ideia de desenvolver o equipamento foi lançada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Cláudio Soares, dentro de muitas outras sugestões que chegam até a empresa, que está sempre ligada à criação de novos produtos em parceria com a sociedade.
A partir da sugestão, a equipe fez uma pesquisa com base nos estudos desenvolvidos pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e desenvolveu o projeto, com o objetivo de eliminar vírus e bactérias. “Dedicamos um tempo de pesquisa para saber o que já tem fora e dentro do país e saber conduzir o projeto para que se transforme em um produto. Agora que o equipamento de esterilização foi desenvolvido, estamos na expectativa se vai funcionar. Contudo, ainda passará por testes de validação para a comprovação da sua eficácia”, explica Fabiana.
Segundo a diretora da empresa, no primeiro momento, poderá haver correções no produto. “Este é o primeiro protótipo e, mesmo que ele não seja aprovado, servirá de aprendizado, despertando a motivação da equipe, para que outros produtos sejam criados. É preciso criar e sair da zona de conforto, para se colocar à prova de outras tecnologias e aprendizados”, considera. Ela acrescenta que o equipamento de esterilização, depois de habilitado, poderá ser utilizado não só contra a propagação da Covid-19, mas também para esterilização no combate à outros vírus e bactérias.