Venâncio Aires já tem um local para os moradores descartarem móveis, pneus, galhos e eletrônicos: o Ecoponto, junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). Com entrada pela rua Duque de Caxias, em frente ao Condomínio Pôr do Sol, no bairro Aviação, o serviço está aberto a toda população.
Criado com o intuito de estimular o destino correto para os materiais, no início do mês de janeiro, o Ecoponto começou a receber itens, que são repassados para empresas de fora de Venâncio, que são responsáveis pelo destino final.
No primeiro mês de funcionamento, o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, avalia a ação de forma positiva. Segundo ele, houve procura significativa. No entanto, Lehmen pontua que não é o suficiente, pois ainda é vista a utilização de terrenos baldios como lugares de desova de galhos e móveis velhos.
“É preciso ter mais consciência do povo, pois agora temos um ponto para descartar esses materiais”, argumenta. Junto ao Ecoponto está o Ecopoda, um local onde podem ser deixados galhos e restos de podas, que podem ser levadas até lá ainda verdes, para que, após trituradas, sejam usadas como adubo. Materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, entulhos e restos de materiais de construção não são aceitos.
Adão Pereira é o responsável por receber os materiais durante o horário de funcionamento, que é de segunda-feira a sábado, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.
O que pode ser descartado no Ecoponto:
- Pneus
- Vidros (garrafas inteiras ou vidros quebrados)
- Eletrônicos
- Móveis velhos
- Galhos e restos de podas
Inauguração deve ocorrer em breve
Mesmo que já esteja em funcionamento, o Ecoponto será oficialmente inaugurado nos próximos dias. De acordo com o secretário, algumas melhorias serão feitas, principalmente no que se refere à identificação do lugar. “Estaremos melhorando a cada dia. O objetivo é iniciar uma campanha de conscientização da população sobre o Ecoponto, bem como identificá-lo para os moradores saberem onde que ele está localizado”, afirma.
LEIA MAIS: