O prédio centenário, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, abrigará um centro cultural. Com a republicação de edital para a obra, a sessão de abertura dos documentos das empresas habilitadas para fazer a execução da requalificação de prédio histórico está agendada para o dia 5 de novembro. É possível que as obras, para adaptar o prédio, iniciem ainda neste ano.
De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires, a arquiteta Simone Becker, pela complexidade da obra, o edital precisou ser reparado. “Em função de suas características singulares, que envolvem a preservação de uma fachada histórica com a introdução de elementos modernos como o concreto pré-moldado e a estrutura metálica para cobertura, foram necessárias adaptações no edital”, informou.
Simone acrescentou que, pelo formato antigo do edital, muitas empresas ficavam restringidas de participarem. “A primeira licitação frustrou, o que levou o Município a buscar uma solução para este problema, a passar a prever a possibilidade de subcontratação dos serviços, de modo que permaneça a garantia da qualidade, mas com a ampliação da quantidade de concorrentes”.
O espaço terá capacidade para acomodar até 210 pessoas e no estacionamento, que fica nos fundos do imóvel, será edificado um multipalco. O anexo cultural, a ser edificado no pátio da pasta, terá aproximadamente 201 metros quadrados. As características arquitetônicas externas serão mantidas, mas internamente tudo será remodelado.
O projeto está orçado em quase R$ 850 mil. A maior parte do valor – quase R$ 700 mil – foi liberada pelo Ministério da Cultura e o restante é contrapartida da Prefeitura. O projeto tramita desde 2018 em diferentes instâncias. Conforme o cronograma físico-financeiro, o prazo de execução da obra é de 210 dias. Com o novo edital, já existem duas empresas interessadas. Elas, inclusive, informa a Prefeitura, já realizaram visita técnica.
Segunda etapa
Uma segunda etapa de reformas também está prevista. Para isso, novos recursos precisam ser buscados, de forma direta ou a partir de leis de incentivo, para a equipação do prédio.