A bancada do PSDB apresentou nesta semana um projeto de lei para homenagear Edmundo Konzen, pioneiro no cultivo da orquídea, flor símbolo de Mato Leitão. A ideia é denominar o plenário da Sala de Sessões da Câmara de Vereadores.
A proposta, Plenário Edmundo Konzen, é de autoria dos vereadores Inácio Bitsch, Emerson Kirch e Osmar Renê Bick e está baixada para análise na Comissão de Legislação e Pareceres pelo prazo regimental de 30 dias. “A Câmara precisa continuar dando exemplo de reconhecimento. é uma homenagem para uma pessoa que ajudou muito no desenvolvimento do Município”, afirmaram os vereadores na justificativa do projeto.
Konzen, que faleceu aos 97 anos em 25 de abril do ano passado, é considerado o ‘pai das orquídeas’ em Mato Leitão, exemplo e referência na região e Estado. Ele inclusive participou da fundação do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado. Edmundo começou a cultivar orquídeas em 1938, montando um orquidário (mais de 1 plantas nativas e d alta qualidade) rústico nos fundos de sua residência.