O advogado Eduardo Kappel, atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires, foi denunciado à Justiça por exploração de prestígio. A investigação que originou a denúncia trata dos áudios em que Kappel negocia uma sentença com um condenado a 36 anos de prisão por tráfico de drogas e insinua que seu irmão, o desembargador Rinez da Trindade, poderia influenciar na decisão.

A informação foi confirmada pelo próprio Kappel à reportagem da Folha do Mate, na tarde desta quarta-feira, 27. Ele afirma que ainda não é réu no processo, “pois a Justiça ainda não se manifestou sobre o recebimento ou não da denúncia” e acredita que a medida do MP tenha sido tomada por conta de declarações que ele vem dando na Câmara. “É lógico que é um contra-ataque. Eu esperava esta denúncia para o ano que vem, mas ela foi acelerada. Eu ataquei o Ministério Público dizendo que eles não enfrentam o cartel de postos de combustíveis e o narcotráfico e agora vem isso”, diz o vereador.

A denúncia do Ministério Público está na 1ª Vara Criminal do Foro da Tristeza, em Porto Alegre – cidade onde os áudios foram gravados, sem data precisa. “Estou tranquilo, na OAB de Venâncio e do estado não tenho problemas, na Câmara o processo foi suspenso e sei que, ao final de tudo isso, serei absolvido e vou buscar a reparação dos danos a mim e à minha família”, completa.