A vitória do conhecimento

-

O robô foi batizado de Ayrton, porque é ‘bom nas curvas’. O curioso é que o nome, mais do que sugestivo, foi o escolhido por três alunos que nasceram muitos anos depois da morte daquele que é considerado um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1.

Mas, foi com esse conhecimento histórico sobre a rapidez de Ayrton Senna nas pistas, somada à Matemática e à Tecnologia, que uma gurizada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands participou da segunda Chimabots, competição de robótica promovida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires nesta sexta-feira, 29.

“Eu montei e as meninas programaram”, resume João Pedro dos Santos, 13 anos, aluno do 8º ano da escola do bairro Brands. Ele, junto da colega de turma Raquel Tamara Lopes, 14 anos, e Kétlin Machado da Silva, 13 anos, do 7º ano, idealizaram o Ayrton.

Trata-se de um robô com dois motores e um controlador lógico programável (CLP). A diferença é que ele tem só duas rodas. No lugar onde haveria mais duas, os jovens projetaram pinos que deslizam na pista. “Por isso ele ficou mais rápido”, conta Kétlin. Eles foram orientados durante encontros e oficinas com alunos bolsistas do IFSul.

Com pouca idade, mas muita curiosidade, os alunos da Otto Brands não esperaram por uma premiação entre os primeiros, porque entenderam que a oportunidade já foi uma conquista. “Foi nossa primeira noção sobre esse assunto e isso valeu muito a pena”, revela Raquel.

Circuitos foram montados no auditório do campus local do IFSul (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

OPORTUNIDADE

Claudia Lourenço da Lúz, professora de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, que também participou da Chimabots, valorizou a iniciativa do evento. “Eles puderam trabalhar várias questões, como organização, trabalho em grupo e resolução de problemas. A preocupação era que o robô terminasse o circuito e não ser o mais rápido. Isso que é importante.”

Claudia mencionou ainda a importância desse tipo de atividade nas escolas do município. “A partir de 2020, com a implementação da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], teremos de usar cada vez mais o que chamam de metodologias ativas. E esse tipo de atividade é um exemplo prático.”

Troca de experiências

Além de alunos do IFSul Venâncio Aires e de escolas de Venâncio Aires (Otto Brands, Alfredo Scherer, Odila Rosa Scherer e José Duarte de Macedo), a segunda Chimabots atraiu estudantes de outros campi do instituto federal.

Augusto, Ana Vitória e João estudam em Charqueadas e participaram pela primeira vez (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Foi o caso de Augusto Souza, 16 anos, João Vitor Costa, 17 anos, (alunos de Mecatrônica), e Ana Vitória Göcthel, 16 anos, (do curso de Informática) do IFSul de Charqueadas. Pela primeira vez participando do evento, eles projetaram um Lego Seguidor de Linha e Labirinto. Enquanto os meninos já estavam familiarizados com esses itens de robótica, Ana fez sua estreia. “Primeira vez que trabalhei com isso. E o mais legal é porque a gente tem oportunidade de mais conhecimento, conhecer gente nova e trocar experiências”, define a estudante.

Os três, aliás, estudam em Charqueadas, mas são naturais de Butiá e diariamente viajam cerca de uma hora e meia até o campus.


“Essa troca de experiências, motivação para aprender e trabalhar a criatividade também são importantes para eles continuarem estudando e não deixar a escola.”

GELSON CORRÊA

Professor do IFSul Venâncio e coordenador da Chimabots


COMPETIÇÃO

Segundo o professor, Gelson Corrêa, 18 equipes participaram na categoria Lego Sumô e 14 grupos na modalidade Lego Seguidor de Linha com labirinto, ambas destinadas à estudantes do ensino médio técnico. Além disso, quatro equipes competiram na categoria Lego Seguidor de Linha do ensino fundamental. Confira a relação de ganhadores:

Seguidor de Linha com labirinto (ensino médio técnico) 

  • 1º – Atons – Campus Venâncio Aires
  • 2º – Relaxa – Campus Camaquã
  • 3º – Aton – Campus Camaquã

Sumô (ensino médio técnico) 

  • 1º – Alfredinho – Campus Camaquã
  • 2º – Relaxa – Campus Camaquã
  • 3º – Girls Power – Campus Camaquã

Seguidor de Linha (ensino fundamental) 

  • 1º – ACRR – Emef Professora Odila Rosa Scherer
  • 2º – Powerbot – Emef José Duarte de Macedo
  • 3º – Brands – Emef Otto Gustavo Daniel Brands

*Texto editado às 16h04min do dia 30 de novembro para acréscimo de informações. 



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido