Alfredo Scherer recebe livros do ‘Abre Aspas’

-

A biblioteca Maria Philomena da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, estava ainda mais vibrante na tarde de segunda-feira, 25. Data reservada para a entrega de 200 livros a partir do projeto cultural Pró-biblioteca, da Editora L&PM, viabilizada em Venâncio Aires pelo programa ‘Abre Aspas’ da Alliance One e China Brasil Tabacos.

Os exemplares de literatura infantil e infanto-juvenil chegam em um bom momento, segundo a diretora Ionara Bencke. O espaço, revitalizado há um ano, ganhou um ‘cantinho’ especial para a leitura semanal dos alunos do pré ao 9° ano. Até a mudança, o local era apenas uma sala para guardar exemplares de livros didáticos e, agora, tem ainda mais vida e diversas histórias para serem exploradas pelos alunos.

De acordo com a Técnica Administrativa de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres, a leitura tem um poder muito grande de transformação, além de ser uma oportunidade para desenvolver uma consciência reflexiva e cidadã. Ela explica que a intenção com o projeto é incrementar as atividades e, daqui a um ano, retornar as escolas que receberam os livros para ver de que forma eles estão sendo utilizados.

Luiz Felipe Cougo, Jieyi Li, Daiane Aguirres, Ionara Bencke, Cristiane dos Santos e Vilmar Trost participaram do ato de entrega (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Em 2019, através de parcerias com diversas instituições, o projeto ‘Abre Aspas’ disponibilizou 6,8 mil livros para 42 escolas dos três estados da Região Sul, da educação infantil ao ensino médio. Ao total, são mais de 9 mil jovens beneficiados com o acesso ao exemplares. Também foram realizadas cinco oficinas de contação de histórias, com 209 professores capacitadores.

Ocorre também nesta semana o repasse de livros para as escolas estaduais Professora Helena Bohn, Adelina Isabela Konzen e Miguel Macedo de Campos.

TEATRO

Além do repasse dos livros, os estudantes da Emef Alfredo Scherer tiveram a oportunidade de assistir na segunda-feira à tarde a apresentação da peça ‘O incrível caso do sumiço das letras’, do Grupo Ueba, de Caxias do Sul.

Alunos assistiram a peça ‘O incrível sumiço das letras’ (Foto: Braulio Staub/AI Alliance One)

IMPORTÂNCIA

De acordo com um relatório de 2018 do Banco Mundial sobre educação, o Brasil pode levar 260 anos para atingir o mesmo nível de leitura de alguns países desenvolvidos. Com a defasagem de livros nas escolas públicas, essa crise de aprendizagem ainda é agravada.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido