São 45 anos trabalhando com educação. Mais de três décadas só em sala de aula como professora. Mas também já foi orientadora, supervisora, vice-diretora, diretora e professora de pós-graduação. Esse é o currículo de Alice Theis, 64 anos, que assumiu nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Educação de Venâncio Aires.
Professora Alice, como é conhecida, se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2019 – antes disso não tinha vínculo partidário. Ela vai ocupar a pasta que estava sob comando interino de Eleno Stertz (Fazenda), desde o desligamento de Joice Battisti Gassen, no fim de dezembro.
O nome dela é bastante conhecido na comunidade escolar e no próprio poder público, já que era a atual coordenadora pedagógica do Município. O cargo, aliás, ela também ocupou entre 2009 e 2014, durante o governo Airton Artus.
E foi justamente pensando nessa trajetória na secretaria e em sala de aula, que o prefeito Giovane Wickert justificou o convite. “Pelo trabalho dela na coordenação pedagógica, agora e no mandato anterior, e pela referência que é na região. Por isso acredito que tem todas as condições de seguir com o grande trabalho que a Joice vinha fazendo.”
“Eu amo educação, vivo a educação e não há lugar melhor que a escola, porque é a partir dela que as portas se abrem.”
ALICE THEIS – Nova titular da Secretaria de Educação
OPORTUNIDADE
Nas primeiras palavras como secretária, Alice se emocionou e destacou o respaldo da equipe técnica da Educação e de todos os profissionais das escolas municipais. “Venâncio tem um quadro profissional muito capacitado. Claro que os recursos de estrutura são importantes, mas o que movimenta a sala de aula é o recurso humano para fazer o pedagógico acontecer.”
A nova secretária disse ainda que sua motivação para aceitar o convite foi a oportunidade de continuar aprendendo e contribuindo. “Quero estar sempre a serviço da Educação. Na minha idade, praticamente ‘pendurando as chuteiras’, é uma chance valiosa de aprender ainda mais e talvez encerrar a carreira com um grande desafio.”
Alice Theis se autointitula como ‘pedagógica’, ou seja, entende que pensar como administradora será um desafio. No entanto, ela diz que conta com o apoio da equipe da Educação. “Já nesta semana vamos nos reunir para ver as prioridades. Como estive a vida toda em sala de aula, vou ter que dar conta do administrativo. Mas com essa equipe, o trabalho continuará forte.”
DESAFIOS
Ao elencar algumas prioridades da secretaria, Alice destacou a formação continuada dos profissionais de escola, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o desenvolvimento de projetos científicos com estudantes do anos finais do Ensino Fundamental.