Com escolas fechadas e diante da constatação de que muitos alunos faziam nas instituições de ensino as principais refeições do dia, a Administração de Venâncio Aires começou a distribuir nesta terça-feira, 6, kits de merenda escolar para famílias de crianças matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e com comprovada vulnerabilidade social. Indicadas pelas direções das 13 escolas da rede, 1.164 famílias começam a receber a sacola com produtos para complementar a alimentação das crianças durante o período em casa.
O prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim, o secretário da Educação, Emerson Henrique, e o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana, acompanharam o início da distribuição dos kits na Emei Arco-íri, do bairro Aviação. “Temos acompanhado as dificuldades dessas famílias. As escolas fechadas e os problemas econômicos trouxeram o empobrecimento da nossa população. Esse alimento chega em boa hora”, destaca o vereador.
O secretário Emerson Henrique disse que não esperava o prolongamento do fechamento das escolas municipais, no entanto, diante da indecisão do Governo do Estado e da Justiça, essa foi uma maneira encontrada para atender as crianças com alimentação mesmo longe da escola.
Já o prefeito Jarbas da Rosa acrescentou que a distribuição dos kits respeitará critérios técnicos estabelecidos pelas escolas, que têm conhecimento da realidade de cada família. “A entrega dos alimentos está sendo controlada por cada escola e suas equipes. Mas esse é apenas um auxílio emergencial. Nossa prioridade é trabalhar pelo retorno da educação com qualidade e segurança”, destacou.
Produtos dos kits de alimentação
• 2 quilos de arroz
• Biscoito sortido – 400 gramas
• 1 quilo de farinha de trigo
• 1 quilo de feijão
• 2 litros de leite
• 500 gramas macarrão