Dois projetos de estudantes do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida de Venâncio Aires foram apresentados na 5ª edição Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem), que ocorre em Curitiba. O evento ocorreu na quinta-feira, 31 e sexta-feira, 1º, com visitação gratuita e aberta à comunidade.
Uma das iniciativas dos estudantes da Capital Nacional do Chimarrão é o projeto ‘O falho paradigma da felicidade e como obtê-la’, desenvolvido pelas alunas Manuela Muller Soares e Manuela Klaus sob orientação do professor João Carlos Tavares. Esta pesquisa tem como objetivo apurar os afetivos determinantes de felicidade e apresentar como poderia ser aplicada na prática à vida cotidiana.
O outro projeto é chamado ‘E-BIN’ e é realizado pelos estudantes Luís Felipe Naue, Milena Ellert e Nicole Goethel, com orientação do professor João Carlos Tavares. O objetivo da ação é desenvolver lixeiras práticas, como as que existem para lixo seco e orgânico, para o depósito de dejetos eletrônicos. A E-Bin seria benéfica, também, por estar presente em diversos pontos da cidade, pois estimularia a população a procurar a mais próxima à sua casa e, consequentemente, depositar os resíduos eletrônicos no local apropriado.
A Feira de Iniciação Científica realizada em Curitiba estimula alunos do Brasil inteiro a resolver problemas por meio da pesquisa e da investigação. Conforme a assessoria de imprensa do Grupo Educacional Bom Jesus, durante os eventos, foram xpostos 112 trabalhos de iniciação científica nas categorias Terra, Vida, Sociedade, Saúde e Engenharia. Todos eles com soluções práticas e possíveis para problemas do dia a dia.