Dezenove estudantes do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, de Venâncio Aires, ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Foram seis medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze na OBA e outras três de prata na ONEE.
A gestora do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, Inês Schwertner, diz que toda a equipe está muito orgulhosa e feliz com as conquistas, pois os alunos sempre são estimulados a participar desse tipo de evento, almejando bons resultados e conhecimento. “Os resultados demonstram o nível de conhecimento dos nossos alunos. As Olimpíadas são estímulos a esse aprendizado, até mesmo para a construção de um futuro currículo”, observa a gestora da unidade.
Augusto Mueller Pilz, da 1.ª série do Ensino Médio, foi um dos estudantes que ganharam medalha de ouro. Para ele, o prêmio representa uma grande vitória. “Demonstra que o esforço nos estudos está valendo”, disse ele.
Alunos que conquistaram medalhas:
- Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – 3 medalhas de prataYasmim Likoski Moraes – 9.º ano – Ensino Fundamental
Bruna Luiza Specht – 8.º ano – Ensino Fundamental
Ana Clara Specht – 8.º ano – Ensino Fundamental - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)Medalhas de ouro
Amanda Teixeira Porto – 4.º ano – Ensino Fundamental
Ana Clara Specht – 8.º ano – Ensino Fundamental
Arthur Henrique Stange – 8.º ano – Ensino Fundamental
Bruna Luiza Specht – 8.º ano – Ensino Fundamental
Augusto Mueller Pilz – 1.ª série – Ensino Médio
Matheus Scherer de Souza – 3.ª série – Ensino MédioMedalhas de prata
Iohan Frantz – 5.º ano – Ensino Fundamental
Manuella Moreira Hintz – 4.º ano – Ensino Fundamental
Arthur Roehl Bernstein – 6.º ano – Ensino Fundamental
Laura dos Santos Mengue – 1.ª série – Ensino Médio
Lucas Muller Jahn – 2.ª série – Ensino MédioMedalhas de bronze
Artur Scheibler – 4.º ano – Ensino Fundamental
Thomaz Carvalho da Silva – 4.º ano – Ensino Fundamental
Ana Carolina Uhlmann da Silva – 7.º ano – Ensino Fundamental
Milena Assmann Ellert – 3.ª série – Ensino Médio
Lívia Dewes Fernandes – 5.º ano – Ensino Fundamental
A OBA
A OBA deste ano está na sua 24.ª edição. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao MCTI. A competição tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, pais e escolas.
Podem participar alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio. Em 2021, devido à pandemia, a competição foi feita de forma remota, o que representou um desafio a mais para as escolas (algumas no ensino remoto, outras no sistema presencial tradicional e outras com um sistema remoto-presencial). Mais informações no site http://www.oba.org.br/site/.
A ONEE
As concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, por meio do programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entenderam que a consciência sobre o uso racional da energia deveria ser criado desde cedo nas pessoas. Sendo assim, o público escolhido para ser contemplado foram os mais jovens, nas séries finais do Ensino Fundamental, 8.º e 9.º anos. Criou-se, então, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A olimpíada acontece nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul.
A ONEE tem por objetivo, além de levar conhecimentos sobre o uso racional da energia elétrica, criar toda uma geração de consumidores conscientes, que possam no presente e no futuro próximo ser os formadores de opinião e multiplicadores das boas práticas no uso da energia elétrica. Quanto menos energia for desperdiçada, menos energia será necessário produzir e menos a natureza será atingida. Mais informações em https://onee.org.br/
Grupo Educacional Bom Jesus
Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.
O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos.
A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas.
- As olimpíadas foram realizadas no primeiro semestre de 2021 e os resultados divulgados neste mês.
Fonte: AI Bom Jesus
Leia mais:
Secretaria de Educação de Mato Leitão promove atividades na Semana da Pátria