Faltando pouco mais de duas semanas para a retomada das aulas, a Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas está um verdadeiro canteiro de obras. Tudo para terminar aquilo que estava parado desde 2019: reformas nos pisos, forros e parte elétrica. A retomada aconteceu em janeiro, após assinatura da ordem de reinício dos trabalhos feita pelo ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, que ocupou interinamente a Secretaria Estadual de Obras e Habitação, no fim de 2021.
O atraso de mais de dois anos nas melhorias aconteceu porque as obras precisavam de um aditivo para seguir e custear uma nova subestação. Com ela será possível instalar condicionadores de ar, por exemplo, já que a capacidade energética vai aumentar, superando a atual, instalada há mais de 60 anos.
Nesta semana, o foco dos trabalhos se concentrou na substituição do forro por material de PVC em diversas salas de aula do segundo pavimento. Em muitas janelas, com madeiras comprometidas pela ação do tempo, a estrutura foi substituída por alumínio. “Esperamos que tudo esteja concluído até o dia 16, no máximo, já que dia 21 as aulas retornam”, projetou a vice-diretora, Magali Maria Alves. Nesse início de ano letivo, cerca de 800 estudantes são esperados.
Repaginada
Junto com as reformas internas, a Escola Monte das Tabocas projeta obras no pátio e na fachada. Como a escola completará 100 anos em 2022, a ideia é dar uma repaginada no prédio e, para isso, deve ocorrer uma campanha na comunidade para ajudar na compra de tintas, por exemplo. A instituição de ensino, em ações anteriores, buscou recursos e fez melhorias na iluminação do ginásio e na pracinha.
Valores
• No contrato autorizado em 2018, o orçamento era de R$ 367.403,65. Com o aditivo, passou para R$ 397.845,20 e permaneceu a cargo da empresa Analuza Construções, de Bento Gonçalves.
• Ainda em 2019, o telhado foi trocado por telhas de fibrocimento (Brazilit) de 8 milímetros e foi instalada a nova fiação elétrica. Também houve trocas em partes do forro e do assoalho.