A expectativa era de que o retorno das aulas na rede municipal e estadual ocorresse no formato presencial, a partir da segunda-feira, 8, porém, em consequência da bandeira preta imposta no sistema de Distanciamento Controlado para todo Rio Grande do Sul e pela liminar publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, foi definido que as aulas serão totalmente remotas, no formato on-line, pela plataforma Google Classroom.
De acordo com o secretário municipal de Educação de Venâncio Aires, Émerson Eloi Henrique, ainda há a possibilidade de um novo posicionamento do Governo, porém, Henrique adiantou que todas as aulas iniciarão totalmente remotas, também devido ao atraso na conclusão da licitação do transporte escolar. Para os alunos que não têm acesso on-line às aulas, nesta sexta-feira, 5, as escolas já estarão distribuindo os materiais de forma impressa para os alunos, assim como já vinha acontecendo no ano passado.
Na rede estadual, conforme o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, o retorno está marcado no dia 8, para os anos iniciais do Ensino Fundamental; no dia 11, para os anos finais do Ensino Fundamental; e no dia 15, para o Ensino Médio. Para os estudantes que não têm estrutura para acessar de casa as aulas, as escolas oferecerão computadores para uso. Para isso, deverá ser feito agendamento a fim de evitar aglomerações nas salas de informática.
Privada
Na rede particular, que já estava em atividade, as aulas presenciais continuam suspensas. De acordo com o diretor do Colégio Gaspar Silveira Martins, Tiago Becker, na manhã de ontem foi divulgado que a Justiça negou o recurso do Governo do Estado. Portanto, as aulas continuam no formato remoto para todas as turmas, inclusive o Ensino Infantil e o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, que antes da liminar, estavam permitidos a ter aulas presenciais mesmo durante a bandeira preta.
Novas inscrições
O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, explica que devido à situação pandêmica, a rede estadual abriu um novo período para inscrições do 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, para os pais e alunos que acabaram perdendo o prazo inicial. As novas inscrições podem ser feitas nas escolas até esta sexta-feira.
LEIA MAIS: